PUB
PUB
Nacional
Prémio Vida Literária entregue à escritora Maria Velho da Costa
Maria Velho da Costa Foto: Lux
Redação Lux em 14 de Dezembro de 2013 às 09:01
O Prémio Vida Literária, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), a Maria Velho da Costa, realiza-se hoje, às 18:00, na Culturgest, em Lisboa, numa cerimónia que conta com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

O galardão, no valor de 25.000 euros, distingue «uma personalidade da nossa cultura, com um percurso devotado à Literatura Portuguesa», e é integralmente patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, segundo comunicado da APE.

Quando da divulgação do prémio, no passado dia 02, o presidente da APE, José Manuel Mendes, afirmou que a obra de Maria Velho da Costa «revela um poder de criatividade e inovação porventura incomparáveis».

A escolha da autora de «Casas Pardas» foi unânime, sublinhou na altura o presidente da APE, que referiu o «percurso literário - e pessoal - de invulgar dimensão» de Maria Velho da Costa, que apontou como sendo uma «personalidade maior da vida de literária do país».

Maria Velho da Costa, de 75 anos, foi, até hoje, a única mulher que presidiu à direção da APE, cargo no qual sucedeu a José Gomes Ferreira, e dirigiu a revista literária Loreto, de 1978 a 1988.

Em 2002, recebeu o Prémio Camões e tinha sido já distinguida com os prémios Cidade de Lisboa, pelo romance «Casas Pardas», em 1977, D. Dinis, por «Lucialima», em 1983, e o Grande Prémio de Novela e Romance da APE, por «Irene ou o contrato social», em 2000.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção