PUB
PUB
Nacional
Caso Maddie: rota dos satélites desviada na noite do crime
Maddie (Lux)
Redação Lux em 20 de Outubro de 2009 às 10:52
As imagens dos satélites norte-americanos podiam ter a resposta para o que aconteceu a Maddie McCann na noite de 3 de Maio de 2007.

O problema é que os satélites foram desviados, precisamente, nessa noite para o Golfo de Cádiz, onde decorria um exercício naval. A explicação foi dada por Gonçalo Amaral, ex-coordenador da PJ que chefiou a investigação do caso.

O pedido destas imagens foi realizado logo no início das investigações sobre o desaparecimento da menina inglesa.

Em declarações ao «Correio da Manhã» Gonçalo Amaral explicou que estas imagens «eram uma hipótese muito séria para saber quem seria o raptor e não só». O ex-inspector da PJ pretendia as imagens do momento do desaparecimento mas também as das horas e mesmo dos dias que o antecederam».

Mas assim que foram informados de que os satélites tinham sido desviados, a PJ acabou por não avançar com qualquer pedido formal:

«Tenho dúvidas de que alguém tenha tentado obter essas imagens» ao mesmo tempo que questiona a razão pela qual «o casal McCann que se afirma tão poderoso nunca tenha tentado obter as imagens para resolver o desaparecimento».

Clarence Mitchell, porta-voz de Kate e Gerry McCann, explicou a postura dos pais da menina em relação a este facto: «As imagens que existiam há dois anos eram inúteis. Se existissem há muito que o raptor teria sido apanhado».

O porta-voz dos McCann aproveitou para desmentir as notícias que davam conta de contactos recentes das autoridades britânicas para obter as imagens.

As autoridades britânicas também já vieram esclarecer que não existe qualquer contacto diplomático para obter os registos dos satélites norte-americanos, da noite do desaparecimento de Maddie McCann.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção