PUB
PUB
Nacional
Publicado inédito de Sophia de Mello Breyner «Os Ciganos»
Pedro Sousa Tavares - Miguel Sousa Tavares lança livro de culinária Fotos: João Cabral Lux
Redação Lux em 14 de Outubro de 2012 às 18:00
O conto «Os Ciganos», inédito inacabado de Sophia de Mello Breyner Andresen, é «uma história de liberdade e de compreensão daquele que é diferente», disse Pedro Sousa Tavares, neto da escritora a quem coube a tarefa de o terminar.

O conto, editado pela Porto Editora, com ilustrações Danuta Wojciechowska, é apresentado na terça-feira às 19:00 pela escritora Hélia Correia, na Livraria Bertrand-Chiado, em Lisboa.

A primeira edição de 3.000 exemplares, segundo fonte da editora, «deverá esgotar rapidamente, a avaliar pelos pedidos feitos que ultrapassam em dois terços esta cifra».

A edição identifica a azul a primeira parte do conto, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen e preto a escrita pelo neto.

O jornalista Pedro Sousa Tavares estreia-se literariamente ao ter aceitado a proposta da tia, a poetisa Maria Andresen de Sousa Tavares, para terminar o conto que em 2009 foi encontrado no espólio da poetisa.

Sousa Tavares levou cerca de oito meses a escrever e a encontrar um final que não desvirtuasse o início da história idealizada pela avó, para tal «muito contribuiu» o nascimento do segundo filho do jornalista.

«Como fiquei em casa e tirei férias, aproveitei para começar a ordenar ideias», disse.

A «ponte» entre a narrativa de Sophia e a de Pedro Sousa Tavares «é um gato» que acidentalmente surgiu à janela do jornalista sempre que este se colocava ao computador. Gato a quem o autor chamou «Polícia».

A justificação do batismo é dada por uma das personagens do conto, «Gela»: «Ele [o gato] entra pelas nossas carroças sem pedir licença e deixa tudo desarrumado. Por isso ficou com esse nome».

Em declarações à Lusa, Sousa Tavares afirmou: «Escrevi à minha maneira o final daquele livro», referindo em seguida «a forma muito característica de escrever de Sophia, que tinha uma escrita na sua essência».

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção