PUB
PUB
Nacional
Biblioteca de Matosinhos dedica semana à poetisa Florbela Espanca
Lux
Redação Lux em 2 de Dezembro de 2012 às 10:48
A Biblioteca Municipal Florbela Espanca, de Matosinhos, inicia na segunda-feira uma semana de atividades dedicadas àquela poetisa, assinalando deste modo o 118.º aniversário do seu nascimento e o 83.º aniversário da sua morte.

Um concurso de poesia, em que se pode participar apenas na rede social Facebook, é uma das iniciativas previstas.

Em comunicado, a Câmara de Matosinhos destaca ainda, no âmbito das iniciativas programadas, uma conferência de Manuela Rocha dos Santos intitulada ¿Maria José ¿ o heterónimo ¿esquecido¿ de Fernando Pessoa¿.

Vários momentos de declamação de poesia e o lançamento de livros de poesia de Renato Cardoso, Eduardo Leal ou Alberto Serra, são outras iniciativas previstas.

Os séniores vão associar-se ao evento declamando poesia popular e as crianças serão convidadas a participar na iniciativa ¿Poemas desenhados¿, ouvindo poemas e pintando a aguarela.

Para os jovens, a organização programou, com a colaboração da Academia de Dança do Norte, um 'hip-hop poético'.

Flor Bela de Alma da Conceição Espanca nasceu em Vila Viçosa a 08 de dezembro de 1894 e morreu exatamente 36 anos depois em Matosinhos.

¿A sua vida foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo¿, sublinha a nota de imprensa da biblioteca.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção