PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 13 de Abril de 2013 às 09:48
Ângelo Felgueiras: «Durante o dia comemos comida de pássaro»
O comandante da TAP Ângelo Felgueiras partiu já para a Base de Barneo, no Ártico.

No seu «diário de bordo» - que pode ser seguido em www.angelofelgueiras.com, o piloto explica: «Esta base é montada durante menos de dois meses por ano. Finais de Março a início de Maio. Antes é muito frio e depois derrete. Cada vez está mais perto do Polo Norte exactamente por causa do degelo. Durante quanto mais tempo podemos voar para o Ártico?».

Para preparar a partida, foi necessário organizar toda a alimentação. «São 10 dias de caminhada em clima Ártico a puxar um trenó. Consumimos uma média de 6000Cal/dia. 10 horas a caminhar mais 3 a montar e desmontar campos. Obstáculos vários pelo caminho. Desde arestas de compressão, resultantes da pressão de várias camadas de gêlo que levantam verdadeiros muros até zonas de mar aberto provocadas pela deslocamento dos blocos de gêlo.

Por este motivo a alimentação é essencial. Consumir um número satisfatório de calorias que permita executar todo o esforço e manter a temperatura do corpo», descreve.

Ângelo Felgueiras dá conta da alimentação dos expedidores: «Pequeno almoço de flocos de aveia enriquecidos com uma quantidade generosa de frutos secos e manteiga. Pelo menos 1 litro de líquidos, no meu caso café, chá da Gorreana ou chocolate quente. Preparar bebidas para o dia. Eu levo 2 lt. Um termo com um litro de sopa de pacote e um litro de água quente numa garrafa que vou misturando na sopa à medida que vou consumindo. A água que se obtem por derreter a neve não tem sais e por isso devemos sempre adicionar qualquer coisa ou fazer infusões. Durante o dia comemos comida de pássaro. Levo uns sacos previamente preparados, com tudo descascado e pronto a comer. Rebuçados Dr Bayard, chocolates Aliança. Figos com amendoas do A M Frutas, muitos frutos secos, barras energáticas e fruta cristalizada».

Os trenós foram levados carregados e levados para o aeroporto.

Segundo o plano, dia 22 o piloto-alpinista regressará com o «Polo Norte para contar».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção