PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 20:19
Eusébio: Passos Coelho no velório para expressar consternação dos portugueses
Redação Lux em 5 de Janeiro de 2014 às 20:19
O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho marcou hoje presença no velório de Eusébio, que decorre no Estádio da Luz, para, em nome de todos os portugueses, prestar homenagem a um grande homem e grande embaixador de Portugal.

«Foi sobretudo a intenção, quer como chefe do governo quer como português que sou, de prestar homenagem a um grande homem, não só um grande embaixador de Portugal, mas uma grande pessoa», disse em declarações à BenficaTV, depois de passar alguns minutos junto ao corpo do antigo futebolista, que hoje morreu aos 71 anos.

O primeiro-ministro de Portugal quis exprimir «em nome de todos os portugueses» a consternação pela morte de um homem que todos gostariam «de ver viver mais anos».

«Sabemos que foi um grande futebolista, um dos melhores de sempre, mas foi sobretudo um homem que está associado à alma portuguesa», acrescentou Pedro Passos Coelho, realçando a homenagem que quis fazer não só ao Eusébio, mas também ao clube que «ele serviu tantos anos» e à sua família.

Lembrando que o símbolo do Benfica sabia fazer amigos em todo o lado, Passos Coelho garantiu que «Eusébio é um nome que transcende muito o país».

«É importante para Portugal, porque foi um embaixador grande de Portugal, mas também um embaixador do futebol e do desporto mundial. Todo o mundo irá sentir esta perda. Todas as pessoas, independentemente da idade, recordarão o Eusébio como desportista e pela qualidade humana extraordinária», concluiu o primeiro-ministro português.

Eusébio da Silva Ferreira morreu hoje às 04:30 vítima de paragem cardiorrespiratória.

O «Pantera Negra» ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial Inglaterra de 1966 foi considerado o melhor jogador da competição, na qual foi o melhor marcador, com nove golos.

Na mesma competição, Portugal terminou no terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio estará em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), a partir das 17:30 de hoje, anunciou hoje o Benfica, com a missa a realizar-se na segunda-feira às 16:00 na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.

Lusa

Veja mais vídeos exclusivos em tvi24.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção