PUB
PUB
Notícias
Contraceção na adolescência
Preservativos
Redação Lux  com Madalena Barata em 10 de Abril de 2011 às 12:02
Em Medicina lida-se com substâncias químicas, metabolismos, equilíbrios, mas, acima de tudo, com pessoas. Pessoas que são todas elas diferentes entre si e que são mais iguais nuns dias do que noutros, mesmo a si próprias.

Os adolescentes são um grupo com o qual se deve ter a maior atenção, pois são seres em mudança. AD (para) + OLESCERE (crescer) = ADOLESCENTE

I - Idade de mudança psíquica e social: Fase transitória para a idade adulta; abandono inconformado de privilégios de criança para responsabilidades de adulto; liberdade que se vislumbra; autonomia que se deseja, mas não em tudo; livre arbítrio; escolhas. Consequências sentidas no corpo e na alma. Enfim. Estes são os principais temas de mudança se quisermos sumarizar, para não nos perdermos na análise.

II - Idade de mudança física: Maturação do eixo hipotálamo-hipofisário; hipotálamo segrega LHRH que estimula a hipófise, esta produz FHS-LH que estimula o funcionamento ovárico. Os ovários produzem estrogénios e progesterona que, por sua vez, por um mecanismo chamado feedback, modelam o funcionamento da hipófise. É o início da secreção pulsátil da LH, que vai determinar o início da ovulação, que significa que o tal eixo hipotálamo-hipofisário está «maduro»». Então, há alterações fisiológicas com tradução na tipologia física das jovens:

1º Acumulação de gordura na anca e nos seios.

2º Pubarca - aparecimento de pelos púbicos.

3º Menarca - aparecimento da menstruação

4º Aparecimento de pelos axilares.

III - Alterações da perceção de si próprias e da sociedade que as rodeia:

  • Confronto de um corpo em transformação com uma cultura de exibição de beleza.

  • Grande solidão familiar. Já não há mães que esperem em casa os filhos no regresso da escola.

  • Sucesso pessoal significa integração na dinâmica de grupo muitas vezes. Significa fim da idade da inocência.

  • Início precoce da vida sexual.

  • Contraceção na adolescência.

    Em Portugal é facilitada a venda de pílula do dia seguinte sem receita, o que é ponto positivo. Curiosamente, a venda de pílula necessita de receita. A adolescente tem pois de arranjar maneira de ir a uma consulta de Ginecologia. As idas a consultas de Ginecologia serão adiadas, pois são o primeiro confronto da sua vida íntima, que se inicia, mas ainda sem coragem para o assumir perante os pais.

    Características ideais da consulta de Ginecologia:

  • O acesso das jovens a consultas de Ginecologia deve ser simples e confidencial e em nenhum caso ser demasiado invasivo.

  • Deve ter em atenção a contraceção, mas também a proteção de doenças sexualmente transmitidas (DTS).

  • Grande oportunidade de rever as vacinações, nomeadamente rubéola, hepatite B e anti-HPV.

  • Sobretudo, grande ocasião para deixar uma porta de entrada bem aberta. Para possíveis problemas perante os quais ela não deve estar só.

    Tipos de contracetivos

    1 - Preservativo: É vedeta. Sozinho não chega, pois pode romper-se, mas é completamente obrigatório porque protege das DTS.

    2 ¿ Anticoncetivo hormonal (ACH) Oral, transdérmico, absorção vaginal:

    a) ACH - Combinada - Etinilestradiol (15-35 ug) + Progesterona. Oral - muito eficaz, discreta, melhora acne e dismenorreia. Transdérmica (Evra) - Evita a toma diária, pois é semanal. Anel vaginal (Nuvaring) ¿ Uso mensal, mas pode provocar algum corrimento.

    b) ACH - Progesterona isolada. Oral - Cerazette - Toma continua. Irregularidades menstruais são possíveis. Implante cutâneo - Implanon - método invasivo, mau controlo do ciclo frequente.

    3 ¿ Dispositivo intrauterino: É desaconselhado totalmente pelo compromisso possível da fertilidade nesta fase: cobre ou sistemas libertadores de progesterona. Não há um método ideal para a adolescente, em teoria. Tem de ser aquele ao qual ela melhor se adapte. No entanto, o que mais vantagens terá e mais utilizadoras tem é a ACH-oral, ou seja, a pílula.
  • Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
    Comentários

    PUB
    pub
    PUB
    Outros títulos desta secção