PUB
PUB
Internacional
Pink Floyd juntam-se para gravar canção de apoio ao povo ucraniano
Pink Floyd - Hey Hey Rise Up (feat. Andriy Khlyvnyuk of Boombox)
Redação Lux em 8 de Abril de 2022 às 16:39

A banda britânica Pink Floyd juntou-se para gravar um tema de apoio ao povo ucraniano. Trata-se de uma canção ucraniana escrita durante a I Guerra Mundial canção e é a primeira gravação conjunta da banda em 28 anos.

Intitulada "Hey Hey Rise Up", a canção reúne David Gilmour e Nick Mason acompanhados pelo baixista de longa data dos Pink Floyd, Guy Pratt, e Nitin Sawhney, nos teclados, e apresenta como vocalista, Andriy Khlyvnyuk, da banda ucraniana Boombox.

"A música em si, 'The Red Viburnum In The Meadow', é uma empolgante canção ucraniana escrita durante a I Guerra Mundial, que foi adotada em todo o mundo como bandeira de protesto contra a invasão da Ucrânia. O título da música dos Pink Floyd é retirado do final da letra da canção que se se traduz como 'Hey Hey Rise up and joy'", explica o comunicado.

As receitas do tema destinam-se à Ukrainian Humanitarian Relief, ONG de apoio a refugiados e deslocados

"Todos nós, como tantos outros, sentimos fúria e frustração por este ato vil de invasão de um país independente, pacífico e democrático, e pela morte do seu povo, por uma das maiores superpotências mundiais", escreveu Gilmour, na conta da banda no Twitter.

"Recentemente li que Andriy tinha deixado a sua digressão americana com os Boombox, e voltado para a Ucrânia, para se juntar à Defesa Territorial. Depois vi este incrível vídeo no Instagram, onde ele se encontra numa praça em Kyiv com esta bela igreja dourada, e canta no silêncio de uma cidade, em guerra. Foi um momento poderoso que me deu vontade de pôr em música", acrescentou o músico.

Andriy Khlyvnyuk está hospitalizado em Kiev, recuperando de um ferimento provocado por um estilhaço de morteiro.

A capa do 'single' conta com a pintura de um girassol, a flor nacional da Ucrânia, feita pelo artista cubano Yosan Leon.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção