PUB
PUB
Internacional
Cesária Évora regressa hoje aos palcos, em Xangai
Cesária Évora e Bonga no Coliseu dos Recreios (Fotos: Rui M. Leal)
Redação Lux  com Lusa em 8 de Outubro de 2010 às 09:53
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora regressa hoje ao palco, em Xangai, num espetáculo comemorativo do Dia de Cabo Verde na Expo2010.

Esta é a primeira atuação de Cesária Évora desde que, a 10 de maio, foi submetida a uma intervenção cirúrgica de urgência em Paris, devido a um problema cardíaco.

No domingo, Cesária Évora atua em Pequim num espetáculo promovido pela Embaixada de Cabo Verde que conta com a participação de Tcheka e Mayra Andrade. Ainda este mês, a cantora dá dois concertos na Roménia: no dia 15 na cidade de Brasov (Transilvânia) e no dia 18 na sala Palatului, em Bucareste.

Estes são os únicos espetáculos da cantora previstos até ao final deste ano, conforme informação avançada à agência Lusa a 1 de setembro pela promotora de Cesária Évora em Portugal e confirmada na quarta feira pela mesma fonte.

Os cantores Tcheka e Mayra Andrade e o grupo de dança contemporânea Raiz di Polon também atuam no concerto comemorativo do Dia da Independência de Cabo Verde (05 de julho de 1975) em Xangai, que contará com a presença do presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.

A última vez que Cesária Évora subiu ao palco foi há cinco meses. A 08 de maio cantou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, num espetáculo intitulado «Vozes Africanas», em que Bonga também participou.

Na sequência da cirurgia, todos os concertos de Cesária Évora agendados até ao fim deste ano foram cancelados. A digressão visava promover o último álbum da cantora ¿ «Nha sentimento».

Nascida no Mindelo, na ilha cabo-verdiana de S. Vicente, a 27 de agosto de 1941, a cantora editou o primeiro disco ¿ «Mornas de Cabo Verde & Oriondino« - em 1965. Foi, porém, com o terceiro ¿ «Cesária Évora, La Diva aux pieds nus» 1988) - que se tornou conhecida.

A Expo2010, dedicada ao tema «Better City, Better Life» (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), é a maior exposição universal de sempre, com mais de 240 países e organizações internacionais.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção