PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 8 de Novembro de 2019 às 17:32
Lustres opulentos, colunas de mármore e esculturas de Lenine: o metro da antiga URSS
1/3 - 'Soviet Metro Stations' de Christopher Herwig Foto: DR
2/3 - 'Soviet Metro Stations' de Christopher Herwig Foto: DR
3/3 - 'Soviet Metro Stations' de Christopher Herwig Foto: DR

Ao contrário dos metros de Londres, Paris e Nova Iorque, os sistemas de metropolitano da ex-URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ) não foram criados apenas para ajudar as pessoas a deslocar-se mas também foram usados ​​como arte de propaganda.

O fotógrafo canadiano Christopher Herwig passou anos a fotografar essas estações, documentando  e compilando o "luxo comunitário" no livro, Soviet Metro Stations, publicado pela Fuel Publishing.

Na obra, o artista descreveu um dia típico enquanto trabalhava no projeto: "São cinco horas da manhã. Só dormi algumas horas, mas arrasto-me para fora da cama. Como um zumbi com um único objetivo, sou atraído pelo "M" iluminado, onde desço a escada rolante até a terra. Algumas estações estão tão longe que a viagem dura cinco minutos. Chego à plataforma, bem acordado e animado para fotografar este espaço de tirar o fôlego: um mundo subterrâneo, com um horizonte distante e um céu de concreto. ‘Após semanas de manhã cedo para aproveitar o vazio da hora do rush, eu deveria estar entediado - mas a variedade imprevisível mantém a emoção fresca. Passei anos a fotografar pontos de autocarro soviéticos, que eram monumentais de uma maneira mais humilde".

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção