PUB
PUB
Internacional
Rei Carl Gustav da Suécia cria polémica com declarações sobre sucessão
Rei Carl Gustav da Suécia inaugura ano do jubileu com um novo retrato oficial
Redação Lux em 9 de Janeiro de 2023 às 14:07

O Rei Carl Gustav da Suécia inaugurou o ano do jubileu com um novo retrato oficial e anunciando para setembro vários atos que celebrarão as cinco décadas de trono do soberano.

No entanto, este ano que marca os 50 anos de reinado começou envolvido em polémica por causa dos comentários que fez à alteração da Lei Sálica, que permitirá que um dia a sua filha mais velha, Victoria, herde o trono em vez de do seu único filho homem, Carl Philip, que é dois anos mais novo do que a irmã. 

Numa entrevista, o rei deu a entender que foi uma “injustiça” para o filho a alteração da lei que foi alterada em 1980, um ano depois do nascimento do que seria o herdeiro do trono. “Ter leis que funcionam retroativamente não é muito inteligente, é algo em que continuo a pensar. O meu filho já tinha nascido e de repente há uma alteração que o deixou sem nada. É muito estranho”, declarou.

Perante o mal-estar criado na opinião pública, o Rei emitiu um comunicado no qual  evidencia que apoia a sucessão da filha. “Custou-me muito quando vi os comentários que insinuam que não apoio a minha filha, a princesa Victoria, como herdeira do trono. Que ela é a herdeira é para mim óbvio, ela é a minha sucessora. É um ativo extraordinário para mim, para a minha família e para o nosso país. Estou orgulhoso dela e do seu incansável trabalho em prol da Suécia”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção