PUB
PUB
Internacional
Rainha Margarida da Dinamarca retira título de príncipes a quatro dos oito netos e provoca mal-estar na família real
Família real da Dinamarca Foto: kongehuset.dk
Redação Lux em 11 de Outubro de 2022 às 18:22

Foi através de um comunicado da casa real que a rainha Margarida da Dinamarca anunciou que iria retirar o título de príncipes a quatro dos seus netos, que a partir de 1 de janeiro de 2023 passarão a ser condes e condessa de Monpezat. Trata-se dos filhos de Joaquim, filho mais novo da rainha: Nikolai, de 23 anos, e Felix, de 20, da anterior relação do príncipe com Alexandra de Frederiksbor, e Henrik, de 13, e Athena, de 10, do atual casamento com a princesa Marie.

Com esta medida – que não abrange os quatro filhos do príncipe herdeiro Frederico – a rainha pretende “que os quatro netos possam moldar a sua própria existência sem serem limitados pelas considerações especiais que uma afiliação formal à Casa Real implica”. Como fez saber:  “Foi uma decisão pensada durante muito tempo e será boa para eles no seu futuro”.

A verdade é que a decisão não caiu bem a Joaquim e provocou mal-estar na família real. A viver em Paris, o príncipe deu declarações ao jornal dinamarquês Ekstra Bladet, mostrando-se triste e surpreendido por ver os filhos serem “excluídos”: “Não é agradável ver os filhos serem maltratados desta forma.” E referiu ainda que os filhos “não compreendem” a situação

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção