Em poucos dias, a nova canção de Shakira teve mais de 100 milhões de visualizações no YouTube, um fenómeno que se deve à letra polémica de “Shakira Bzrp Music Sessions 53”, produzida pelo DJ Bizarrap, na qual a cantora colombiana ataca o ex-marido Gerard Piqué, de quem se separou em março do ano passado. “Tanto que finges ser um campeão e, quando precisei de ti, deste a tua pior versão. Uma loba como eu não é para os novatos. Uma loba como eu não é para tipos como tu.”
A canção retrata os 12 anos de relação, durante a qual nasceram Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7, e sobretudo a traição pública de Piqué, que ditou o fim do casamento. “Trocaste um Ferrari por um Twingo, trocaste um Rolex por um Casio, as mulheres não choram, as mulheres faturam.”
Depressa as marcas envolvidas aproveitaram a deixa. A Casio partilhou a imagem de um relógio à prova de água, com uma frase que brinca com o nome do ex-futebolista, que já faturou com a polémica ao assinar contrato com a marca de relógios japonesa. Piqué também chegou de Twingo a um evento, o que obviamente não passou despercebido, embora a Renault já tenha manifestado o seu apoio a Shakira.
Porém, a cantora, que já tinha abordado o fim da relação com Piqué no tema “Monotonía”, não se ficou por aqui. “Entendi que não é culpa minha que te critiquem, só faço música, peço desculpa se te sal-pique; deixaste-me como vizinha a sogra, com a imprensa à porta e uma dívida ao fisco; Eu valho duas de 22”, canta, fazendo referência à idade da nova namorada do jogador, Clara Chía, que não escapou à provocação de Shakira: “Tem nome de boa pessoa, Claramente, não é o que parece… Claramente… é igualzinha a ti.” Após o lançamento da música, Shakira justificou a sua controversa atitude: “É para milhões de mulheres que se revoltam perante os que nos fazem sentir insignificantes.”