PUB
PUB
Internacional
Papa visita Moçambique em setembro
Papa Francisco 03.09.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 27 de Março de 2019 às 11:39

O presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje numa comunicação ao país que o papa Francisco visita Moçambique na primeira semana de setembro deste ano, considerando que se trata de um "momento histórico".

A visita do Papa e incluirá também passagens por Madagáscar e as ilhas Maurícias.

Recorde-se que a passagem do ciclone Idai pelo centro de Moçambique e particularmente na cidade da Beira,  Maláui e Zimbabué teve um balanço bem mais trágico e dramático do que inicialmente estimado, quer em enormes perdas de vidas humanas e de feridos, quer em destruições e perdas de bens.

Com fortes chuvas e ventos até 170 quilómetros por hora, o ciclone atingiu a Beira, a quarta maior cidade de Moçambique, deixando cerca de 500 mil residentes sem energia e linhas de comunicação. 

Estimativas iniciais do Governo de Moçambique apontaram para 600 mil pessoas afetadas, incluindo 260 mil crianças mas o Presidente moçambicano fala num desastre humanitário de grandes proporções e estima que a catástrofe tenha provocado milhares de vítimas mortais.

O número de pessoas afetadas é de 803.984 pessoas, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades. Número de pessoas salvas subiu para 135.827.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção