PUB
PUB
Internacional
'Retratos Contados': O testemunho de António Mota
'Retratos Contados': O testemunho de António Mota
Redação Lux em 30 de Outubro de 2020 às 10:00

Nos "Retratos Contados", o autor António Mora recua à infância para ir buscar as memórias dos avós, no seu caso, o seu avô António. Veja aqui o seu testemunho!

Nunca soube o que é ter colo e receber beijos de uma avó. Quando era pequeno, e me apercebi que os meus colegas tinham avós e falavam dos mimos com que elas os embrulhavam, fiquei muito triste. Quase todos tinham quatro avós, e eu só tinha um avô, o avô António.

Os outros três avós, disse-me minha mãe, chamavam-se Teresa, Inês e José e moravam no céu. “Por cima das nuvens?” perguntei . Minha mãe assentiu com a cabeça. Eu tinha a certeza de que eles eram nossos vizinhos, bastava olhar com muita atenção para as nuvens que moravam por cima de Vilarelho.

(...) Agora sou avô do Santiago, e espero que apareçam mais netos aqui por casa. O que dirão de mim, daqui por sessenta anos?

Um projecto único, inovador e diferenciador. Assim se apresenta  "Retratos Contados" iniciativa criada por Nélson Mateus para falar da importância dos avós na vida dos netos e da importância dos netos na vida dos avós.

"Nos Retratos Contados, pretendemos eternizar as pontes de amor entre avós e netos. Falar de afectos. Partilhar os bons momentos, as angustias, as inquietações…Que emoções sentem os avós? Que laços unem os avós aos netos? A comparação entre ser avô e o ter sido neto. Comparação entre o hoje e o antigamente …Falar dos que o avós ensinam aos netos e do que os netos ensinam aos avós…", enuncia o projeto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção