PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 26 de Julho de 2013 às 09:10
Mick Jagger, dos Rolling Stones, celebra 70 anos
Mick Jagger, o carismático vocalista do grupo rock inglês Rolling Stones, considerado uma das mais importantes figuras do rock, celebra 70 anos esta sexta-feira (26).

O aniversário do músico é assinalado dias depois de os Rolling Stones terem fechado, em Hyde Park, Londres, uma série de concertos em torno dos 50 anos da banda.

Nascido em Inglaterra, a 26 de julho de 1943, numa família de classe média, Michael Philip Jagger sempre quis cantar, desistindo do curso de Economia, quando decidiu formar uma banda, juntamente com Keith Richards.

Apesar de o ter conhecido na infância, Mick Jagger só voltaria a falar com Keith Richards na adolescência, quando se cruzou com ele numa estação de comboios e lhe mostrou uns discos de blues que trazia debaixo do braço.

Estavam no começo dos anos 1960 e também nos primórdios do que iria ser, escassos anos depois, a constituição dos Rolling Stones, a mais duradoura banda rock n`roll, marcada pelos blues, e uma das mais produtivas parcerias de composição da história do rock, Jagger/Richards.

O sucesso na música fez-se acompanhar de excessos de droga, desentendimentos com Keith Richards - numa espécie de «matrimónio» que contou com várias crises -, da morte do guitarrista Brian Jones e de uma vida de «playboy», com vários relacionamentos amorosos, de Marianne Faithfull a Anita Pallenberg.

Considerado cerebral e com um perfil mais empresarial, Mick Jagger foi ator esporádico de cinema e chegou a ser retratado por Andy Warhol.

Em 1985, quando os Rolling Stones levavam duas décadas de carreira, Mick Jagger lançou-se a solo, com o álbum «She`s the boss» e, apesar do relativo sucesso, nunca conseguiu superar a supremacia do grupo.

Ao longo da carreira, colaborou com vários artistas, fora dos Rolling Stones, entre os quais Tina Turner, David Bowie, Ry Cooder, Lenny Kravitz e Pete Townshend.

Em 2011, integrou o projeto Superheavy, juntamente com Damian Marley, Joss Stone, Dave Stewart e A.R. Rahman.

Inimitável na pose felina e na dança frenética em palco, Mick Jagger, condecorado Sir em 2003, pela rainha Isabel II, tem uma fortuna estimada em 232 milhões de euros.

Entra agora no panteão dos artistas com 70 anos, onde já estão, por exemplo o ex-Beatle Paul McCartney e Brian Wilson, fundador dos Beach Boys.

Em dezembro é a vez de Keith Richarda cumprir o 70.º aniversário.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção