PUB
PUB
Internacional
Morreu a atriz norte-americana Patricia Neal
Patricia Neal
Redação Lux  com Lusa em 9 de Agosto de 2010 às 12:02
A atriz norte-americana Patricia Neal, que ganhou um Óscar e um Tony Award, morreu no domingo aos 84 anos na sua casa em Massachussets, no nordeste dos Estados Unidos, segundo o New York Times.

NA causa da morte não foi anunciada. Patricia Neal tinha recuperado parcialmente de três AVC que a tinham deixado paralisada e com incapacidade de falar, em 1965.

A atriz ganhou um Tony antes dos 21 anos, quando começou na Broadway com a peça de Lillian Hellman "Another part of the forest".

Começou a carreira no cinema em 1949, na comédia "John Loves Mary¿, contracenando com o ator Ronald Reagan que veio a ser presidente dos Estados Unidos.

Em 1964, Patricia Neal recebeu o Óscar de melhor atriz pelo papel desempenhado no filme de Martin Ritt "O mais selvagem entre mil" (Hud), que tinha Paul Newman como protagonista.

Mas no ano seguinte sofreu três AVC e ficou em coma durante três semanas. Mais tarde, recuperou o andar e a fala.

Apesar de a memória ter sido afetada por estes acidentes, Patricia Neal voltou ao cinema em 1968 no filme de Ulu Grosbard "The subject was roses", num papel que lhe valeu nomeação para um Óscar.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção