PUB
PUB
Internacional
Exército austríaco retira anúncio sexista
Exército: Novos blindados entram ao serviço
Redação Lux  com AM em 4 de Fevereiro de 2010 às 16:35
O exército austríaco retirou do seu site um anúncio com o qual tentava atrair jovens para as forças armadas. O anúncio, contudo, acabou por se tornar motivo de chacota e de acusações de sexismo e o exército foi acusado de plágio.

O objectivo do anúncio era atrair mais jovens para a carreira militar, uma opção cada vez menos popular no país da Europa Central, mas o filme apenas atraiu críticas e gargalhadas.

No anúncio, um homem tenta persuadir um grupo de mulheres jovens e «bem parecidas» a entrar no seu BMW para um pequeno passeio. No entanto, os planos do galã são frustrados pela chegada de um Panzer austríaco que deixa as jovens em êxtase. Estas correm atrás do tanque deixando para trás o galã.

Veja o vídeo.



O filme tornou-se um sucesso na Internet, sendo já o quinto mais visto no YouTube, mas pelos piores motivos. Às acusações de sexismo juntam-se as críticas ao visual kitsch adoptado pelos austríacos, tendo-se tornado num pesadelo para a imagem de um país que é frequentemente notícia por más razões.

No entanto, as criticas não se ficam por aqui. O exército foi acusado de plágio do anúncio do exército ucraniano realizou três anos antes e onde um soldado chega a chamar «estúpida» a uma das raparigas.

Veja o vídeo



«Entre sexy e sexismo, a fronteira é ténue», comentou a revista alemã Der Spiegel depois de ter visionado o novo anúncio do exército austríaco.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção