PUB
PUB
Internacional
Beatrice Borromeo vence processo contra Víctor Manuel de Saboya
Pierre Casiraghi e Beatrice Borromeo - Casamento de Félix do Luxemburgo Fotos: LUSA
Redação Lux em 11 de Março de 2015 às 15:25
Beatrice Borromeo, a noiva de Pierre Casiraghi (filho de Carolina do Mónaco), partilhou hoje nas redes sociais o seu contentamento pela vitória em tribunal de um processo contra Victor Emanuel de Saboya (filho do último rei de Itália).

“Ganhar um caso é sempre agradável mas contra Víctor Manuel de Saboya o prazer é dobrar", escreveu a jornalista no twitter.

A vitíoria judicial prende-se ao seu trabalho com o jornal " Il Fatto Quotidiano",  que revelou em 2011 uma gravação que desmascarava o encobrimento de um crime, na década de setenta, cometido por  Victor Manuel de Saboya e que vitimara um turista alemão na Costa Esmeralda, na Córsega. O filho do último rei de Itália , atualmnete com 78 anos, acusava a jornalista aristocrata de ter feito uma montagem para o incriminar.

O caso remonta a 1978 quando Víctor Manuel de Saboya tinha o iate atracado na Costa Esmeralda. Convencido que lhe tinham roubado um bote de salvação muniu-se de uma arma e disparou vários tiros, vitimando  Dirk Hamer. Em 1991, o príncipe foi absolvido em Paris mas em 2006 quando se encontrava preso em Potenza, sob outras acusações,  Víctor Manuel de Saboya "gabou-se" da forma como tinha escapado à justiça. A confissão foi gravada por uma câmara oculta e divulgada, na sua fora transcrita, no  Corriere della Sera. Em 2011, através de Beatrice Borromeo, o Il Fatto Quotidiano divulgou a gravação completa em vídeo.

O material recolhido pela noiva de Pierre Casiraghi permitiu que a irmã do falecido, Birgit Hamer, tenha escrito um livro "Delito sem castigo: A verdadeira história de Víctor Manuel". Beatrice Borromeo assina, inclusivé, o prefácio da obra.

Recorde-se que Beatrice Borromeo, que pertence a uma das famílias aristocráticas mais influentes de Itália, prepara-se para estrear um documentário sobre as mulheres da máfia italiana, intitulado Lady ´Ndrangheta fruto da sua investigação ao longo d evários meses à ‘organização ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Calabria. 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção