Nacional
Professor de Matemática faz sensação no Youtube
Vítor Pereira - Professor de Matemática faz sensação no Youtube
Redação Lux em 15 de Outubro de 2012 às 09:41
Vítor Pereira, 35 anos, professor de matemática licenciado pela Universidade da Beira Interior e com 11 anos de experiência como explicador particular, tinha em 2010 um horário completamente preenchido pelos seus mais de 30 explicandos, mas não conseguia deixar de pensar que poderia ajudar muitos mais alunos tirando partido das novas tecnologias.

Criou então um canal no Youtube com o objetivo de dar explicações por vídeo gratuitas. Durante 2 anos, levantava-se todos os dias às 3 da madrugada e trabalhava neste projeto até às 8 da manhã, altura em que começava o seu dia de trabalho, a dar explicações particulares.

Hoje, disponibiliza mais de 1500 vídeos no seu portal www.explicamat.pt, que até ao final do presente ano letivo terá coberto toda a matéria dos programas de matemática do 9º ao 12º ano - incluindo ainda resoluções passo a passo, em vídeo, de todos os exames nacionais dos últimos 5 anos.

Os vídeos já contam com 2 milhões de visualizações e 3000 subscritores, recebendo cerca de 3000 visualizações por dia.

Os vídeos estão a fazer sucesso entre os incontáveis alunos que os usam diariamente para usufruir a partir dos seus domicílios dos serviços de um explicador particular sem qualquer custo.

«Todos os dias recebo mensagens de alunos a perguntar quando sai o próximo vídeo», partilha Vítor que, casado e com uma filha de apenas 3 anos, confessa que o projeto tem sido uma luta difícil e um grande desafio para a sua vida profissional e pessoal ¿ «a continuidade do explicamat tem sido garantida pelas mensagens de incentivo que recebo diariamente, que me dão um grande retorno em termos de realização pessoal e fazem com que não desista».

Este ano, Vítor começou a aperceber-se que seria viável transitar o seu próprio serviço de explicações particulares para as plataformas on-line: ¿Já não estava a conseguir aguentar este ritmo e por isso tive de diminuir a carga horária de explicações presenciais para cerca de metade, de modo a conseguir concentrar mais tempo no projeto online. Mas verifiquei que esta transição não teve um impacto negativo nos meus alunos, porque como eles também são utilizadores do meu portal online, acabo por conseguir dar-lhes mais apoio que um explicador normal e eles acabam por não precisar de tantas horas de explicação¿. Seguindo esta lógica, Vítor decidiu começar a fornecer através do seu portal, um serviço pago de explicações personalizadas on-line, acessível a qualquer aluno, como um complemento aos vídeos que disponibiliza gratuitamente.

Mas a ambição de Vítor não fica por aqui. O seu projeto aumenta dramaticamente a sua eficiência como explicador, permitindo que atinja uma massa de alunos ilimitada sem que isso lhe tome tempo adicional. Vítor acredita que este é o futuro do negócio das explicações e quer expandir este modelo continuamente para mais anos de escolaridade e para mais disciplinas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção