PUB
PUB
Nacional
Parlamento aprova renovação do estado de emergência até 30 de janeiro
Debate de renovação do estado de emergência
Redação Lux em 13 de Janeiro de 2021 às 11:54

O Parlamento aprovou esta quarta-feira o decreto-lei de renovação do estado de emergência até 30 de janeiro, medida que visa dar ao Governo força para combater a atual situação da pandemia de covid-19.

Este é o nono estado de emergência em Portugal, o sexto desde que foi confirmada a existência de uma segunda vaga no país.

Em Portugal já morreram mais de oito mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 496 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Presidente da República deixa a seguinte mensagem:

"A renovação do estado de emergência até às 23h59 do dia 30 de Janeiro, que acabo de assinar, depois de viabilizada, face à gravidade da situação, por mais de 90% dos Deputados, tem um fim muito urgente e preciso: tentar conter e inverter o crescimento acelerado da pandemia, visível, nos últimos dias, em casos, internamentos, cuidados intensivos e, ainda mais, em mortos.

Essa contenção e inversão impõe-se e é muito urgente.

Há que tentar obter resultados palpáveis no mais curto espaço de tempo possível, não deixando que a pandemia entre, ao nível do patamar existente, em fevereiro e março.

Isso significaria multiplicação do número de mortos, situação mais critica nas estruturas de saúde, maior fragilização do clima de confiança das pessoas e comunidades, agravamento duradouro da crise económica e social.

A presente renovação e o confinamento que a acompanha pretendem criar um travão de reforçada emergência, evitando um alastramento, antes de a vacinação poder constituir um dique imunitário minimamente amplo e eficaz.

De novo, todos nós teremos de conjugar ânimos, vontades e resistências para alcançarmos o que alcançámos entre março e maio do ano passado – um suplemento de tempo e de alma num desafio de fim mais próximo, mas ainda indeterminado.

Há quase um ano, vencemos esse desafio. Só há mais razões, hoje, para o vencermos, uma vez mais".

Marcelo Rebelo de Sousa

Saiba mais em tvi24.pt

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção