PUB
PUB
Nacional
Sofia Alves conta detalhes da cirurgia e afirma que é preciso acabar com o tabu da menopausa
Sofia Alves Foto: SP Televisão
Redação Lux em 15 de Abril de 2021 às 13:00

Os números não mentem: todos os dias morre pelo menos uma mulher vítima de cancro nos ovários. Uma doença silenciosa que uma adequada vigilância médica pode evitar. Sofia Alves, de 47 anos, é um exemplo feliz de como uma mulher, com o seu historial, pode prevenir uma situação futura de risco.

De acordo com Filipa Osório, a médica que a acompanhou e realizou a cirurgia ginecológica, a atriz fez uma “histerectomia total laparoscópica com anexectomia bilateral”, como nos explicou: “A Sofia tinha quistos bilaterais nos ovários com algumas características menos tranquilizadoras, pelo que, em conjunto com a idade, antecedentes de cancro do ovário e o quadro em si, se optou pela remoção do útero e dos ovários.” Uma operação que, apesar de delicada, previne o surgimento de patologias mais graves no futuro, desde que exista uma suspeita. ”O cancro do ovário é geralmente difícil de diagnosticar atempadamente. Quando dá sintomas já se encontra num estádio mais avançado.”

Recuperada da intervenção, e de volta às gravações da novela da SIC, “A Serra”, Sofia Alves falou com a Lux e deixou o seu testemunho, alertando para a necessidade de falar sobre um tema que continua a ser tabu para muitas mulheres.

Entrevista exclusiva na sua Lux, já nas bancas!

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção