PUB
PUB
Nacional
Carlos Alberto Moniz lança um novo CD Triplo com 51 canções, tantas quantos os anos de carreira
Carlos Alberto Moniz Foto: Mário Galiano
Redação Lux em 21 de Setembro de 2022 às 15:03

Carlos Alberto Moniz lança um novo CD Triplo com 51 canções, tantas quantos os anos de carreira já percorridos pelo músico, que cantam o seu trajeto, desde os Açores aos dias de hoje.

Dedicado ao mar e às suas raízes, “Por esse mar abaixo” traz-nos melodias que acompanharam várias gerações, pela voz do “Tio Carlos”, na companhia de 88 músicos, que embarcaram nesta viagem de celebração.

Carlos Alberto Moniz, nascido e criado em Angra do Heroísmo, é um artista que atravessa gerações. Autor, maestro, intérprete e compositor de mais de 500 canções ao longo de 51 anos e milhares de espetáculos em cinco continentes diferentes, o músico tem deixado uma marca incomparável na música portuguesa, quer a solo, quer nos diversos grupos e coletivos que foi integrando durante toda a carreira.

Ilhéu orgulhoso, desde sempre que Carlos Alberto Moniz tem um carinho especial pelo mar, sendo este o grande tema do álbum “Por Esse Mar Abaixo”. É um triplo CD que retrata uma viagem com início no Continente, passando depois por todas as ilhas dos Açores, Madeira, Cabo Verde e Timor, entre originais do próprio e canções de outros autores. Carlos Alberto Moniz faz a fusão entre o que tanto que cantou e novas formas de ver, sentir e resistir, em cantigas de memórias viradas para o futuro.

“Esta é uma obra de amor. Mais do que a minha carreira, o que se celebra aqui é o meu amor à música, às minhas origens e a todos estes nomes, com quem me fui cruzando ao longo dos anos e que aceitaram fazer parte deste álbum”, partilha Carlos Alberto Moniz. 

Ao longo da jornada, Carlos Alberto Moniz traz consigo  88 músicos, entre os quais a filha, Lúcia Moniz, e outros nomes já muito acarinhados pelos portugueses, como Pedro Abrunhosa, António Zambujo, José Cid, Luís Represas, Sérgio Godinho, Jorge Palma, Paulo de Carvalho, Rita Redshoes, Quim Barreiros, entre muitos mais.

Este projeto será lançado no próximo dia 28 de setembro, na Fundação Oriente, que vai contar com a participação de alguns dos artistas envolvidos na criação do álbum, e está também confirmado um espetáculo para dia 15 de fevereiro na Casa da Música, no Porto.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção