PUB
PUB
Nacional
Morreu a escritora e jornalista Helena Marques
Helena Marques
Redação Lux em 23 de Outubro de 2020 às 08:58

Helena Marques morreu esta segunda-feira à noite, dia 19 de outubro, aos 85 anos, anunciou  o grupo editorial Leya, que publica a sua obra, que tem em "O Último Cais", de 1992, o romance de estreia.

De origens madeirenses, Helena Marques nasceu em Carcavelos, em 1935, tendo dedicado a vida ao jornalismo e à escrita. Teve uma carreira de 36 anos ligada ao jornalismo, que começou no Diário de Notícias do Funchal e terminou no Diário de Notícias de Lisboa, onde trabalhou entre 1978 e 1992, e foi diretora-adjunta, de 1986 a 1992.

Helena Marques publicou o seu primeiro romance, "O Último Cais", aos 57 anos. O livro conquistou vários prémios: o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa.

Helena Marques publicou cinco romances e um livro de contos, todos editados pelas Publicações D. Quixote, do grupo editorial Leya.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção