PUB
PUB
Nacional
Casa da Música no Porto eleita pelo The Times um dos edifícios mundiais da década
Casa da Música do Porto (Lux)
Redação Lux em 8 de Janeiro de 2010 às 17:32
A Casa da Música do Porto, projecto do arquitecto holandês Rem Koolhaas, foi considerada, pelo prestigiado jornal inglês The Times, como um dos edifícios da década em todo o mundo.

O jornal inglês selecciona cinco obras representativas da década: o Neues Museum, em Berlim, a Catedral de Nossa Senhora dos Anjos, em Los Angeles, o Eden Project, em Cornwall, o Gherkin, em Londres, e a Casa da Música no Porto, como as obras mais representativas da arquitectura mundial nesta primeira década do século XXI.

Ocupando o espaço da antiga Remise de Eléctricos da Boavista, a Casa da Música faz parte do roteiro cultural da cidade mas a verdade é que o edifício da Casa da Música, inaugurada na Primavera de 2005, levantou alguma polémica na altura.

Imaginada para assinalar o ano festivo de 2001, em que a cidade do Porto foi Capital Europeia da Cultura, a Casa da Música é o primeiro edifício construído em Portugal exclusivamente dedicado à Música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação.

O projecto Casa da Música foi definido em 1999, como resultado de um concurso internacional de arquitectura que escolheu a solução apresentada por Rem Koolhaas - Office for Metropolitan Architecture.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção