PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 23 de Março de 2013 às 09:03
Vídeo: Obras de Joana Vasconcelos viajam de Versalhes para a Ajuda
Redação Lux em 23 de Março de 2013 às 09:03
A exposição da artista plástica Joana Vasconcelos abre hoje ao público no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, com 37 obras criadas na última década, a maioria inédita e outras emblemáticas, como «A Noiva» e «Coração Independente».

Depois de ter mostrado obras no Palácio de Versalhes, em Paris, no ano passado, a artista volta a um espaço que foi habitado por uma família real, desta vez a portuguesa, e a conceção da exposição foi inspirada na figura da rainha portuguesa Maria Pia.

A exposição, organizada pelo Palácio Nacional da Ajuda, monumento tutelado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e pela empresa organizadora de eventos Everything is New, ficará patente até 25 de agosto.

A par das peças cobertas de crochet, inspiradas no bestiário de Bordalo Pinheiro, e os sapatos femininos criados com o típico tacho português, na peça intitulada «Marilyn», vão estar também expostas obras mais recentes, nunca antes exibidas em Portugal, como «Lilicoptère», «Perruque» ou «War Games».

A peça «A Noiva», recusada na exposição de Joana Vasconcelos no Palácio de Versalhes, é uma das obras que a artista vai mostrar no espaço, onde foi criado um percurso em dois pisos do monumento.

Edificado na primeira metade do século XIX, o Palácio da Ajuda foi o local de residência oficial da monarquia portuguesa até à instauração da República e, em 1968, abriu ao público como museu.

A exposição de Joana Vasconcelos vai estar aberta diariamente, exceto às quartas-feiras, das 10:00 às 19:00, e aos sábados das 10:00 às 21:00.

Para fazer a ligação entre a baixa de Belém e o topo da calçada da Ajuda, onde está situado o palácio, a Everything is New vai instalar um serviço de transporte para os visitantes.

O preço do bilhete normal de entrada na exposição é de 10 euros (o dobro do preço habitual da entrada no palácio), e o bilhete jovem (dos seis aos 18 anos) custa cinco euros, o mesmo para seniores (maiores de 65 anos). Até aos seis anos, as entradas são gratuitas.

Os estudantes até aos 25 anos também pagam cinco euros e há bilhetes em modalidades para famílias que vão dos 20 aos 24 euros.

Para entrar na exposição com acesso prioritário, sem ter de esperar em filas, a organização criou um bilhete Fast Lane Adulto (15 euros) e Fast Lane Jovem (10 euros).

Nas visitas em grupo de escolas, até ao 12.º ano, e universidades, os alunos têm um bilhete que custa quatro euros.

LUSA

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção