PUB
PUB
Nacional
Projeto de Joana Vasconcelos para Bienal de Veneza apresentado no Seixal
Joana Vasconcelos - Artes PLásticas - Vencedoras Personalidades Femininas 2012 Foto: Lux
Redação Lux em 12 de Fevereiro de 2013 às 12:01
O projeto criado por Joana Vasconcelos para a representação oficial de Portugal, na 55.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza, vai ser hoje apresentado no Seixal, segundo o atelier da artista.

A apresentação do projeto está prevista para as 14:30 no estaleiro Navaltagus, no Seixal, de acordo com a informação do atelier de Joana Vasconcelos, que exibe uma fotografia da artista e do comissário, Miguel Amado, em frente a um cacilheiro antigo.

Na apresentação, além de Joana Vasconcelos e Miguel Amado, também estarão presentes o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e o diretor-geral das Artes, Samuel Rego.

Nascida em Paris, em 1971, Joana Vasconcelos desenvolve a atividade artística num atelier localizado junto à doca de Alcântara Norte, em Lisboa.

Em 2010, mostrou, no Museu Coleção Berardo, em Lisboa, a sua primeira exposição antológica, intitulada «Sem Rede», com 37 obras, que foi visitada por 167 mil pessoas, em dois meses e meio.

Recentemente, o jornal francês Le Figaro noticiou que a exposição de Joana Vasconcelos, no Palácio de Versalhes, em Paris, no verão de 2012, passou a liderar as mais visitadas em Paris, nos últimos cinquenta anos, ao ter obtido 1,6 milhões de entradas.

Esta exposição reuniu, entre 18 de junho e 30 de setembro de 2012, um total de 15 obras de arte contemporânea.

Joana Vasconcelos, 41 anos, foi a primeira mulher e a mais jovem criadora a expor naquele palácio, onde já se tinham realizado mostras anteriores de arte contemporânea.

Nas várias salas do palácio estiveram, entre outras peças, os sapatos femininos gigantes «Marilyn» (2011), criados com os tradicionais tachos portugueses, e as obras «Coração Independente Vermelho»(2005) e «Coração Independente Negro»(2006), feitas com colheres de plástico.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção