PUB
PUB
Nacional
Portugal ganha seis medalhas no mundial de canoagem
Fernando Pimenta e José Ramalho Foto: FPC
Redação Lux em 23 de Setembro de 2012 às 14:30
Portugal concluiu hoje os Mundiais de maratonas em canoagem com um recorde de seis medalhas, quatro de prata e duas de bronze, com o olímpico Fernando Pimenta e o júnior Samuel Amorim com dois pódios cada em Roma.

Portugal não conquistou qualquer ouro - ficou várias vezes muito perto de o conseguir - mas conseguiu um desempenho tão consistente que no total de medalhas só foi batido pela Hungria e Espanha.

Depois de ter brilhado em Londres2012 com a prata em K2 1.000 com Emanuel Silva, Fernando Pimenta prolongou a época mais mês e meio para cumprir o sonho de ser campeão do Mundo sub-23, mas, após 27 quilómetros no Rio Tibre, o sonho ficou a 580 milésimas - nos Jogos Olímpicos, foram 53 as milésimas a separa-lo do triunfo.

A «persistência e ambição», como admitiu, levaram-no a cumprir mais 30 quilómetros no dia seguinte: andou sempre no grupo da frente e só descolou no último quilómetro, tendo ficado com o bronze, depois do campeão do Mundo 2011, o sul africano McGregor, ter sido desclassificado pelos juízes devido a várias atitudes antidesportivas nas portagens.

Nesta prova a grande surpresa foi Alfredo Faria que esteve sempre no grupo da frente e terminou a prova em terceiro, muito próximo de Pimenta.

Depois de ter sido bronze mundial em 2009, o campeão da Europa José Ramalho tentou o sonho do ouro, mas foi o atleta mais prejudicado pela falta de «fair-play» da dupla sul-africana - ambos foram desclassificados -, tendo mesmo caído mais do que uma vez, e as forças apenas deram para a prata, a um segundo do ouro espanhol.

Se Pimenta teve um fim de semana exigente, o que dizer do júnior Samuel Amorim, prata em C1 e C2 (com Nuno Quintela) e hoje, em prova que não estava previsto disputar, ainda fez mais 25 quilómetros em C2 na sua estreia sénior, com o campeão europeu Nuno Barros, tendo a dupla conseguido um entusiasmante quarto lugar, dadas as circunstâncias.

Portugal cumpriu ainda o objetivo de colocar todas as embarcações no Top 10.

Resultados da Seleção de Portugal:

- Seniores:

K1 José Ramalho (CF Vilacondense) - MEDALHA DE PRATA.

C1 Nuno Barros (CN Ponte de Lima) - 4.º (desclassificado menos 100 gramas de peso no barco).

C2 Nuno Barros/Samuel Amorim (CN Ponte de Lima) - 4.º.

- Sub-23:

K1 Fernando Pimenta (CN Ponte de Lima) - MEDALHA DE PRATA.

K1 Alfredo Faria (Gemeses) - MEDALHA DE BRONZE.

C1 Rui Lacerda (CN Ponte de Lima) - 5.º

- Júniores:

K1 Hélder Moreira (CN Crestuma) - 9.º.

K1 Ana Pimenta (CN Ponte de Lima) - 7.º.

K2 Miguel Rodrigues/João Figueiredo (Gemeses) - 4.º.

C1 Samuel Amorim (CN Ponte de Lima) - MEDALHA DE PRATA.

C2 Nuno Quintela/Samuel Amorim (CN Ponte de Lima) - MEDALHA DE PRATA.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção