PUB
PUB
Nacional
Manoel de Oliveira internado devido a bactéria
Manoel de Oliveira tem alta hospitalar Foto: Cristina Pinto e Pinto Lux
Redação Lux em 22 de Dezembro de 2012 às 17:21
O realizador português Manoel de Oliveira, com 104 anos, foi hospitalizado quinta-feira por causa de uma «bactéria» que está «a ser debelada» e está a «recuperar bem», disse à Lusa a filha Adelaide Trêpa.

Em declarações por telefone, Adelaide Trêpa referiu que o seu pai foi internado na quinta feira devido a problemas com uma bactéria, mas que já está a ser «debelada» e que a recuperação está a correr bem.

«Hoje já recebeu visitas», acrescentou a filha.

Manoel de Oliveira, que esteve internado em julho passado a recuperar de uma insuficiência cardíaca, festejou este mês, dia 11, o seu 104º aniversário, num ano em que estreou o filme «O gebo e a sombra», rodou uma curta-metragem em Guimarães e está a preparar duas novas obras.

Manoel de Oliveira é o mais velho realizador ainda em atividade e atualmente tem outros dois filmes em carteira, ambos em fase de captação de financiamento: «O velho do Restelo», inspirado em textos de Camões, Teixeira de Pascoaes e Cervantes, e «A igreja do diabo», a partir dos contos de Machado de Assis.

Manoel de Oliveira nasceu a 11 de dezembro de 1908 no Porto, embora o registo fixe a data de nascimento no dia seguinte.

Depois de uma participação num filme de Rino Lupo, em 1928, estreou o primeiro filme, a curta-metragem documental "Douro, faina fluvial" em 1931.

Nestes 80 anos de atividade cinematográfica, com algumas interrupções ainda durante o Estado Novo, Manoel de Oliveira fixou um percurso que é considerado fundamental na história do cinema português, nem sempre consensual, nem sempre compreendido pelo público, mas quase unanimemente elogiado pela crítica.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção