PUB
PUB
Nacional
MUDE vai receber espólio do arquitecto e designer Daciano da Costa
Lux
Redação Lux  com Lusa em 9 de Junho de 2010 às 17:39
O espólio do arquitecto e designer Daciano da Costa (1930-2005) vai ficar em depósito no Museu do Design e da Moda (MUDE) através de um protocolo que será assinado dia 16 de Junho naquela entidade, em Lisboa.

De acordo com fonte do MUDE, o protocolo será assinado pela família de Daciano da Costa e pelo presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, que tutela o museu.

Graça Rodrigues, do MUDE, indicou à agência Lusa que o espólio, que ascende a uma centena de peças, é "muito diversificado", abrangendo desde utensílios de cozinha, mobiliário, protótipos de edifícios públicos e privados, peças de produção industrial e amostras de tapeçaria, entre outras.

Considerado um dos mais destacados arquitectos e designers portugueses, Daciano da Costa nasceu em 1930 em Lisboa, e frequentou a Escola de Artes Decorativas de António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, vindo a dirigir a primeira licenciatura em Arquitectura de Design.

Criou espaços interiores para a Biblioteca Nacional, Coliseu dos Recreios, Paços do Concelho de Lisboa e Centro Cultural de Belém, numa vasta obra de arquitectura de interiores, design de mobiliário, industrial, cenografia e figurinos.

Com formação em pintura, Daciano da Costa começou a trabalhar no atelier do pintor e arquitecto Frederico George, que viu sempre como um dos seus grandes mestres.

O protocolo será assinado às 17:00 nas instalações do museu, na antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, na Baixa de Lisboa, com uma intervenção do arquitecto João Paulo Martins sobre a vida e obra de Daciano da Costa.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção