PUB
PUB
Nacional
Caso Maddie: satélites podem ter a resposta
Maddie (Lux)
Redação Lux em 19 de Outubro de 2009 às 11:09
As imagens de satélite norte-americanos são a última aposta da Polícia Judiciária, para tentar apurar o que de facto aconteceu na noite de 3 de Maio de 2007, data do desaparecimento de Maddie McCann.

As imagens dos satélites têm um alto poder de resolução e podem ser determinantes para a resolução do caso.

Segundo o «Correio da Manhã» que cita o «Sunday Express» já tinha sido equacionado pela PJ de Portimão o recurso a estas imagens, mas o carácter militar e secreto do recurso aquela tecnologia inviabilizou o pedido.

Agora é o governo britânico a endereçar um pedido formal das imagens aos Estados Unidos pela voz de Alan Johnson, ministro britânico do interior.

Segundo o «Sunday Express» já houve uma reacção da Agência Nacional de Informação Geoespacial norte-americana:

«Nós não disponibilizamos imagens de casos individuais a envolver cidadãos e, por razões de segurança nacional, não discutimos questões específicas sobre imagens de que podemos dispor e sobre as nossas capacidades».

No entanto as relações entre Inglaterra e os Estados Unidos podem dar uma ajudinha e, agora, vai ser o tudo por tudo no campo diplomático.

As imagens dos satélites americanos podem revelar quem tirou a criança do apartamento, na noite de 3 de Maio de 2007. Os satélites têm rotas pré-definidas, recebem orientações em função das zonas de interesse e os investigadores portugueses sabem, há muito, que os Estados Unidos têm interesses militares no Norte de África, sendo o Algarve potencial zona de passagem. Estes satélites norte-americanos têm capacidade para recuar à noite do crime, e indicar quem andou com Maddie ao colo. Viva ou não.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção