PUB
PUB
Nacional
Três anos depois do desaparecimento de Maddie, Praia da Luz quer esquecer o caso
Maddie (Lux)
Redação Lux  com Lusa em 2 de Maio de 2010 às 17:01
Três anos depois do desaparecimento de Madeleine McCann, quase ninguém na Praia da Luz (Lagos) quer ouvir falar do «mistério» que fez com que aquela vila algarvia fosse falada em todo o mundo.

Na Praia da Luz, onde vive uma grande comunidade de britânicos, apenas um cartaz visível no «placard» da igreja, recorda o desaparecimento, a 3 de maio de 2007, da menina inglesa, então com três anos.

«Não venham falar do caso Maddie, pois não podemos ouvir falar nisso», disse um funcionário de uma papelaria à Lusa, escusando-se a tecer mais comentários sobre o assunto.

«Já não podemos ouvir falar do caso Maddie» é a frase que mais se ouve na Praia da Luz e é dita tanto por britânicos como por portugueses, ao serem abordados pelos jornalistas, três anos depois do mais mediático desaparecimento de uma criança a nível «planetário».

Se residentes e trabalhadores da vila reagem com alguma animosidade, já os turistas britânicos mostram-se indiferentes ao que classificam como «um grande mistério».

«Continua tudo por explicar, tanto pela polícia, como pelos pais e amigos com quem a menina estava», disse à Lusa John Palmer, a «gozar» uma semana de férias na vila portuguesa mais «badalada no Reino Unido», e um dos poucos turistas que aceitou falar do caso.

«Oh..., Maddie, no» disse outro turista quando questionado sobre o assunto.

E são justamente os turistas que preocupam os moradores, que pedem aos jornalistas para não falarem mais do caso «para não prejudicar o turismo, a maior actividade económica» da vila, que no entanto, dizem, «não foi afectada por este processo».

Apesar de não quererem abordar o desaparecimento de Madeleine McCann, alguns moradores deixam escapar algumas palavras: «É um assunto que será desvendado daqui a alguns anos, pois a verdade vem sempre ao de cima».

Madeleine McCann desapareceu a 3 de Maio de 2007 do quarto onde dormia juntamente com os dois irmãos gémeos, mais novos, num apartamento de um aldeamento turístico na Praia da Luz.

Os pais jantavam nessa altura com um grupo de amigos ingleses num restaurante a cerca de 50 metros do apartamento.

A 7 de Setembro de 2007, a mãe da criança, Kate, e o pai, Gerry McCann, foram constituídos arguidos pelas autoridades judiciais portuguesas.



A Polícia Judiciária inicialmente apontou para a hipótese de rapto, mas mais tarde admitiu o homicídio da criança.

As autoridades, contudo, nunca conseguiram apurar o que realmente aconteceu a Madeleine McCann, que agora estaria prestes a fazer seis anos de idade.

A 21 de Julho de 2008, a Procuradoria-geral da República anunciou o arquivamento das suspeitas contra Gerry e Kate McCann.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção