PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 30 de Março de 2014 às 11:05
Portugal Fashion: Quatro jovens designers vencem concurso Bloom
Quatro jovens criadores ganharam no sábado a oportunidade de mostrar as coleções na passerelle secundária do Portugal Fashion ao ficarem nos quatro primeiros lugares do concurso Bloom, cujo grande vencedor foi Pedro Neto.

Os oito finalistas do concurso Bloom - que recebeu 111 candidaturas - desfilaram, cada um, quatro coordenados, sendo Pedro Neto o vencedor, com João Rôla no segundo lugar, Ana Catarina Santos no terceiro e Eduardo Amorim no quarto.

Os quatro talentos emergentes terão agora a possibilidade de desfilar as criações no espaço Bloom (plataforma de lançamento de novos talentos) durante quatro estações, além de receberem apoio financeiro, o que João Rôla considerou, em declarações à agência Lusa, «extremamente importante» para continuar a trabalhar.

«Quero continuar com os pés bem assentes na terra», explicou o designer, que procura agora fazer outra coleção para apresentar já na próxima edição do Portugal Fashion.

O sentimento é partilhado por Pedro Neto, de 18 anos, que garantiu que «nunca falta inspiração, falta é dinheiro», o que pode agora ser colmatado com o apoio financeiro «importante» dado pelo Portugal Fashion.

«A ajuda financeira é um dos prémios e é algo muito importante para eles», disse à Lusa Miguel Flor, responsável pelo Bloom e um dos jurados do concurso.

Pedro Neto venceu o concurso com uma apresentação inspirada no fotógrafo e artista Keith Arnatt e disse querer «terminar a escola». O jovem está no primeiro ano de Design de Moda na MODATEX, depois de ter saído da Escola de Moda do Porto.

O vencedor admitiu que o Bloom ajuda «principalmente a nível de projeção internacional», já que em Portugal «a venda é muito complicada, principalmente para jovens designers».

«Temos imprensa, temos modelos profissionais, temos apoio na organização, o que nos permite focar no nosso trabalho», explicou Eduardo Amorim, que apresentou «Protect Me» no concurso.

Miguel Flor destacou a importância do Bloom para os estudantes de moda, para quem a plataforma é «um dos maiores objetivos de quem quer fazer uma marca e criações de autor».

«O Bloom funciona como um período de incubação, de maturação», disse o responsável. Depois desse período, «quando atingem o mesmo nível de maturação dos criadores da passerelle principal, sobem».

A final do concurso Bloom decorreu no Portugal Fashion, no último dia da 34.ª edição do evento de modam na Alfândega do Porto.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção