PUB
PUB
Nacional
Morreu José Niza
José Niza Foto: Lusa
Redação Lux em 23 de Setembro de 2011 às 11:27
O compositor e ex-deputado José Niza morreu esta noite, informou hoje fonte da Câmara de Santarém, concelho onde residia e chegou a ser presidente da Assembleia Municipal.

José Niza nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1938. Estudou medicina em Coimbra. Foi lá que, em 1961, fundou a Orquestra Ligeira do Orfeon Académico de Coimbra, com José Cid, Proença de Carvalho, Joaquim Caixeiro e Rui Ressureição.

José Niza foi responsável pela gravação de discos como Gente de Aqui e de Agora, de Adriano Correia de Oliveira (1971), Eu Vou Ser Como a Toupeira (1972), Venham Mais Cinco (1973), Coro dos Tribunais (1974) e Com as Minhas Tamanquinhas (1976) todos de José Afonso e O Guerrilheiro (1974) de Luís Cília

José Niza venceu quatro Festivais RTP da Canção como compositor e foi o autor da letra da canção «E Depois do Adeus», interpretada por Paulo Carvalho.

Depois do 25 de Abril foi director de programas da RTP, tendo sido o responsável pela compra da primeira telenovela pela televisão pública, «Gabriela Cravo e Canela».

José Niza apoiou a candidatura de Mnauel Alegre à Presidência da República (2011):



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção