PUB
PUB
Nacional
ModaLisboa arranca hoje!
Desfile de Katty Xiomara na 33ª edição do ModaLisboa
Redação Lux  com Lusa em 7 de Outubro de 2010 às 18:01
A presença do polaco Lukasz Jemiol e o regresso de Maria Gambina são as principais novidades da 35.ª ModaLisboa, que entre hoje, quinta feira, e domingo vai desvendar com que linhas se cosem as tendências do próximo verão.

Em tempo de crise, a organização escolheu o Mercado da Ribeira (Cais do Sodré) para uma edição espontânea e sustentável¿ como indica o comunicado oficial: Com o materialismo, a abundância e a ostentação atirados para segundo plano, o luxo agora é a recriação dos bens essenciais, a aplicação de uma nova frugalidade fashion e a reformulação dos nossos hábitos de consumo.

A passerelle, que receberá 20 desfiles, será inaugurada por Filipe Faísca, Ricardo Preto e a dupla Alves/Gonçalves, seguindo-se, na sexta feira, Luís Buchinho, Cia. Marítima, Alexandra Moura e Ana Salazar.

No sábado serão conhecidas as sugestões de Nuno Gama, Aleksandar Protic, Adidas, Lidija Kolovrat, Katty Xiomara, Dino Alves e Miguel Vieira e para domingo ficam reservadas as duas novidades, além dos desfiles de Ricardo Dourado, Pedro Pedro, White Tent e Nuno Baltazar.

Segundo informação da Associação ModaLisboa, Lukasz Jemiol apresentará uma coleção «dedicada à mulher que gosta de roupas exclusivas que a façam sentir-se especial», com várias interpretações do vestido e marcada por um «luxo discreto dos materiais, a aparente falta de construção, a suavidade das formas fluidas e o jogo de contrastes».

Formado pela Academia de Belas Artes de Lodz, o polaco representa uma geração de vanguarda e não se limita a projetos de moda ¿ foi responsável, por exemplo, pelo design da edição de luxo de um aspirador, com 3730 cristais incrustados.

Já Maria Gambina, que terá honras de encerramento do evento após uma pausa de cinco edições, partiu da história de amor entre D. Pedro e D. Inês, dividindo uma coleção ¿jovem, rebelde e romântica¿ em três partes - Inês jovem apaixonada, assassinada e coroada.

A plataforma LAB, destinada a desfiles mais experimentais, receberá quatro apresentações - Ricardo Andrez, Daniel Dinis, Vítor e a marca aforestdesign, de Sara Lamúrias.

Fora do programa continua José António Tenente, envolvido noutros projetos.

Durante a iniciativa, a venda de frescos do mercado estará em funcionamento, após os comerciantes do eixo central terem aceitado mudar temporariamente as bancas para outro corredor.

No entanto, grande parte dos vendedores da Ribeira acredita que o acolhimento da semana da moda pouco ou nada vai ajudar nas vendas e defende que o local não é o mais adequado para receber uma iniciativa do género.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção