Nacional
Herman José fala a sério e apela à prevenção da Pneumonia
Herman José fala a sério e apela à prevenção da Pneumonia
Redação Lux em 16 de Setembro de 2020 às 16:32

“Leva-me a Sério” é a mais recente campanha do MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação. A campanha vai para o ar no dia 16 de setembro e tem como protagonista Herman José. Desta vez, o humorista não está para graças.

Inspirada na realidade da Pneumonia em Portugal, a campanha tem como principal objetivo mostrar que a Pneumonia Pneumocócica é uma doença grave e potencialmente fatal, para a qual existem formas de prevenção. É preciso levá-la a sério.

A campanha reflete a ironia de haver uma doença grave e potencialmente fatal, a Pneumonia Pneumocócica, que apesar de ser prevenível através de vacinação, ainda é responsável pela morte de muitas pessoas por ano. Para o MOVA, está na hora de levar a Pneumonia Pneumocócica a sério.

Para Herman José “é um orgulho aceitar dar o nome e a cara a uma causa tão nobre. Para mais, num formato tão criativo e tão artístico”, o MOVA pretende sensibilizar a população para a importância da vacinação antipneumocócica, em particular, pessoas pertencentes a grupos de risco. Mostrar de forma clara que a vacinação pode fazer a diferença entre a vida e a morte, que as vacinas salvam vidas e que protegem as populações para as quais são indicadas.

Em Portugal, dados recentes do INE mostram que em 2018 a Pneumonia foi responsável pela morte de 16 pessoas por dia. Neste ano, a Pneumonia causou por 5.1% de todas as mortes no nosso país.

Entre os indivíduos mais suscetíveis à Pneumonia Pneumocócica, estão as crianças de pouca idade e os idosos, e pessoas com doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, outras doenças respiratórias crónicas, doença cardíaca, doença hepática crónica, doentes oncológicos, portadores de VIH e doentes renais. Todos devem ser protegidos.

Existe, desde junho de 2015 uma norma da Direção-Geral da Saúde que recomenda a vacinação antipneumocócica a todos os adultos pertencentes a grupos de risco. Um investimento na sua saúde, na prevenção de eventuais internamentos por Pneumonia Pneumocócica e na redução do número de mortes por esta causa. É tempo de levarmos este documento a sério.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção