Os aparelhos dentários já fazem parte da rotina do dia a dia de muitas pessoas que atualmente sabem que não se trata apenas de um sorriso bonito, mas de um sorriso saudável.
Com tantos tipos de aparelhos pode surgir alguma confusão. Existem os aparelhos metálicos tradicionais, os aparelhos estéticos em que os brackets são da cor dos dentes e existem os aparelhos (alinhadores) transparentes que são praticamente invisíveis. Os aparelhos transparentes ou invisíveis, servem para alinhar os dentes. Estes aparelhos são removíveis e são mais confortáveis que os tradicionais, pois não apresentam brackets ou arcos. Ao ser removível pode remover para escovar os dentes e por isso tem vantagem em pessoas com muita tendência para formação de cáries. Servem para todas as idades e também têm benefícios em pessoas hiperativas, que não conseguem utilizar um aparelho tradicional com brackets.
Na consulta, o médico-dentista irá analisar qual o tipo de aparelho mais adequado ao seu caso. Nos primeiros dias, com o alinhador, poderá sentir a boca seca, ou o contrário, excesso de saliva. Irá sentir pressão nos dentes, mas após alguns dias de utilização o aparelho ficará menos apertado e esses pequenos incómodos passarão.
Deve ter alguns cuidados com o aparelho transparente, como remover o aparelho às refeições (não deve comer com o aparelho colocado). Não lavar o alinhador com elixires bucais, pois podem manchar ou danificá-lo (passar o aparelho apenas por água). Sempre que remover o aparelho, guardar na caixa para proteger de acidentes que podem fraturar o aparelho. Deixar longe dos animais de estimação (os cães podem morder estes aparelhos). Escovar os dentes e utilizar a pasta/elixir recomendado pelo médico-dentista, pois alguns elixires ou pastas podem manchar os dentes e/ou os pequenos attachements que são colocados em alguns dentes. Os attachements são pequenos volumes de material compósito da cor do dente que, por vezes, são necessários colocar em alguns dentes. Deve ainda realizar uma destartarização/higienização dentária na consulta quando o médico-dentista aconselhar, assim os dentes permanecerão limpos, brancos e saudáveis.
Ter os dentes alinhados, para além de deixar um sorriso mais bonito também é benéfico para a saúde. Foram realizados estudos em cadáveres que comprovaram que os maxilares com os dentes alinhados apresentavam uma boa estrutura dentária e sem perda de dentes enquanto que os cadáveres com dentes desalinhados (tortos) apresentavam doenças como cárie, perda óssea e perda de dentes. Foram estes estudos que também contribuíram para o avanço da ortodontia e aparelhos dentários. Os dentes desalinhados (tortos) acumulam comida entre os dentes, mais tártaro, e consequentemente cáries. Os dentes desalinhados também podem levar à fratura de alguns dentes pelo desequilíbrio das forças durante a mastigação.
Para além disso, com os dentes alinhados a força da mastigação vai ser transmitida de forma equilibrada evitando lesões de abfração, retração gengival, perda óssea e perda de dentes, evitando ainda o ranger dos dentes e dores faciais.
Portanto, se os aparelhos transparentes estão na moda, é uma moda bem-vinda, porque contribuem para uma melhor saúde.
Consultório Estriga
Estrada da Luz 68, Esc 1
1600-160 Lisboa / Tel.: 914 561 488