PUB
PUB
Notícias
Transformar hábitos
Fruta (arquivo)
Redação em 8 de Setembro de 2009 às 11:55
Pode parecer difícil trocar as velhas rotinas por atitudes mais salutares, mas nem sempre é assim.

Trata-se de um pequeno exercício mental que dá bons frutos: aprender a pensar saudavelmente. É simples. Por exemplo, quando tem fome e se lembra imediatamente de batatas fritas, pare e pense um pouco naquilo que poderia comer como alternativa saudável: uma peça de fruta, um ovo cozido, uma pequena taça de cogumelos, uns espargos, umas tostas integrais com queijo magro, um iogurte simples ou com queijo ricotta ou com uma colher de cereais integrais, ou até uma tacinha de pipocas feitas sem gordura e levemente salgadas.

Faça o exercício diário de transformar os alimentos do dia-a-dia em verdadeiras estrelas nutricionais, incluindo o destino que dá às sobras. Até na comida que sobra de uma refeição se pode escolher uma solução saudável. Tanto tempo perde a fazer uma pizza com o atum que sobrou como a rechear um tomate ou um pimento e colocá-lo no forno. Trata-se, precisamente, de mudar as agulhas do seu cérebro.

Escolher bases frescas e saudáveis para as suas refeições não é difícil... Difícil é mudar a sua atitude perante os alimentos.

Um outro truque é pôr os vegetais a trabalharem a seu favor. Faça uma apetitosa salsa, ao bom estilo mexicano: pimentos diversos, tomate, pepino, malaguetas, cebola, cebolinho e até abacate. Corte tudo em cubos, tempere com um pouco de azeite e vinagre e coloque uma generosa porção em cima de um bife de peru grelhado, ou de uma posta de salmão grelhado. É uma refeição saudável instantânea: a salsa tem apenas quatro calorias por cada colher de sopa, só tem 70 mg de sódio e o tomate, o pimento vermelho e a malagueta são ricos em licopeno (que lhes fornece a cor vermelha) e que é um antioxidante que, depois de ser absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e a reparar os danos causados às células pelos radicais livres.

Quanto à fruta, se não é adepto de uma boa maçã ou de qualquer outra opção que tenha alguma coisa de natural e saudável, compre fruta em frasco, mas sempre nas versões «sem açúcar adicionado».

Uma compota de boa qualidade, feita de forma natural e sem açúcar, é uma alternativa possível. Muitas vezes, mesmo com boas intenções, não conseguimos seguir uma dieta com a fruta e os legumes necessários à percentagem diária aconselhável. A correria diária e o facto de estarmos

dependentes das ementas dos cafés e restaurantes podem resultar numa alimentação mais apressada e desequilibrada.

As pessoas que procuram os meus conselhos, e que precisam de ajuda na sua alimentação diária, podem tomar um suplemento alimentar que ajuda a suprir as necessidades

diárias de vegetais, fruta e fibras.

Mas toda a suplementação alimentar não substitui uma nutrição diária equilibrada, antes, e como o próprio nome indica, suplementa uma boa alimentação.

Humberto Barbosa

Contacto: 21 458 85 00

Clínica do Tempo
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção