PUB
PUB
Notícias
A importância da fruta no pequeno-almoço
Alimentos
Redação Lux em 16 de Abril de 2012 às 19:13
O pequeno-almoço completo deverá incluir alimentos que forneçam a energia e os nutrientes necessários para as primeiras horas do novo dia, tais como a fruta.

Do ponto de vista nutricional a fruta fornece açúcares simples de fácil absorção (frutose), possui uma quantidade desprezível de gordura e é rica em fibra. É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e C, carotenos e de sais minerais, como o cálcio, ferro e potássio. Contém ainda substâncias com função antioxidante, como ácidos orgânicos e pigmentos.

Alguns frutos destacam-se pela quantidade de água que fornecem, como o melão, melancia, morangos e citrinos.

A ingestão de fruta está diretamente relacionada com a prevenção de algumas doenças, nomeadamente de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

A fruta é um alimento protetor, regulador e ativador das funções vitais, estando também associada à luta pelo envelhecimento precoce e à ação preventiva de vários cancros, devido ao seu nível de antioxidantes. Apresenta ainda benefícios sobre a flora intestinal, auxilia na regulação do funcionamento da vesícula biliar, do trânsito intestinal, do colesterol e da tensão arterial.

De acordo com a Roda dos Alimentos, 20% da nossa alimentação diária deverá ser proveniente da fruta, pelo que devemos ingerir cerca de 3 a 5 porções de fruta por dia (1 porção de fruta = 1 peça de fruta de tamanho médio, cerca de 160g).

Quando falamos de fruta, incluímos neste grupo, todo o tipo de fruta fresca, tal como a maçã, pera, morangos, ameixa, pêssego, citrinos (limão, laranja) e frutos tropicais (kiwi, manga, papaia) entre outros de consumo corrente.

Inclua 1 peça de fruta no seu pequeno-almoço. Poderá também substituir por sumos de fruta naturais sem adição de açúcar, mas lembre-se de os beber logo após serem confecionados, pois evita que a exposição ao ar provoque perdas nutritivas.

Uma dica: prefira adquirir fruta da época, pois é esta a mais rica em vitaminas e minerais, por ser colhida mais perto do seu estado de maturação natural.

Dra. Sílvia Cunha, Associação Portuguesa dos Nutricionistas (Movimento Hiper Saudável)
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção