PUB
PUB
Notícias
Estética e saúde oral
Sorriso
Redação Lux  com por Joan Tonos em 27 de Março de 2010 às 10:02
Num mundo competitivo do ponto de vista social e económico, uma aparência agradável tornou-se uma necessidade. Já que a face é o cartão-de-visita e a boca, uma característica relevante, os dentes recebem cada vez mais atenção.

Hoje, damos muita importância à saúde e à vitalidade. Pesquisas recentes revelam que pessoas atraentes têm empregos mais prestigiados e melhores salários. A sociedade impõe-nos um padrão muito elevado de atracção física.

A Medicina Dentária Estética dirige-se aos desejos do paciente e ao tratamento dos seus problemas individuais. O interesse e os motivos pelos quais o paciente procura o tratamento estético são vários, existem soluções mais rápidas do que outras, sendo necessária a análise de cada caso.

A Ortodontia, correcção de más posições dentárias, exige tempo e depende de vários factores, tais como a idade e o tipo de má oclusão. O tratamento pode ser dividido em três fases básicas: a instalação do aparelho, a manutenção e a contenção. Antes da instalação, são necessários RX (panorâmica e de perfil), para que o ortodontista seja capaz de diagnosticar com precisão o caso e possa oferecer a melhor solução. Realizam-se moldes (superior e inferior) dos dentes em gesso e avança-se para a montagem do aparelho fixo ou removível.

Com a colagem das brackets (peças individuais coladas aos dentes) e das bandas (anel metálico que é colocado ao redor dos dentes de trás da boca), o aparelho fixo está instalado. Nos primeiros dias é normal que o paciente sinta algum desconforto, tendo um prazo de adaptação inicial de uma semana. Na segunda fase, a manutenção, o aparelho começa a funcionar. As consultas são mensais e fundamentais para corrigir alguns detalhes e fazer os ajustes necessários. Depois de corrigida a posição dos dentes, é preciso mantê-los imobilizados durante algum tempo. O organismo formará osso em volta dos dentes que foram movimentados, mantendo-os na nova posição. A contenção é feita por um aparelho removível superior e um fixo inferior, que irão permitir a manutenção dos resultados obtidos.

Para o paciente que procura a estética e a estabilidade da cor ¿ normalmente alterada por tabaco, café, chás escuros ou tratamentos de desvitalização ¿, as facetas (restauração de resina ou porcelana), que envolvem apenas a parte frontal do dente, e o branqueamento dentário são opções para quem quer ter o sorriso perfeito. As facetas estão indicadas para os dentes anteriores (incisivos e caninos), dentes muito restaurados, escurecidos ou com outras alterações. Com este tratamento, o desgaste do dente é menor quando comparado com o de uma coroa e a confecção é muito rápida, levando em média duas sessões. Em relação ao branqueamento dentário, podem ser utilizados dois métodos: doméstico nocturno ou laser. Na primeira opção, com a ajuda de goteiras especificamente construídas, associadas ao agente branqueador, o paciente realiza o tratamento enquanto dorme, num prazo de duas semanas. Já o branqueamento a laser é realizado no consultório e tem a vantagem de ser mais rápido e confortável para o paciente.

O aumento ou a diminuição do tamanho dos dentes é outro problema facilmente resolvido, recorrendo a tratamentos modernos, como as cirurgias plásticas gengivais, que alteram a posição da gengiva em relação à abertura dos lábios ao sorrir.

Para a falta de dentes, cujas consequências são graves não somente para a função, mas sob o ponto de vista estético, uma vez que favorecem o envelhecimento precoce, a solução são as novas técnicas que utilizam materiais restauradores de porcelana, em conjunto com os implantes ósseos integrados. Através desta solução pode devolver-se ao paciente um ou mais dentes perdidos por cárie, doença gengival ou traumas.

A Medicina Dentária moderna, seja ela preventiva, restauradora, estética ou reposicionadora, pode hoje com toda a certeza oferecer níveis excelentes de restabelecimento da saúde oral.

Um sorriso charmoso e saudável pode abrir caminhos e derrubar barreiras.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção