PUB
PUB
Internacional
Irlanda: primeiro-ministro e mulher serão destituídos dos cargos por causa das traições
Peter e Iris Robinson (Lux)
Redação Lux  com Lusa em 11 de Janeiro de 2010 às 11:12
Actualizada às 16h11

O escândalo político que rebentou há poucos dias na Irlanda continua. O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, viu a sua intimidade e honra serem invadidas numa questão de horas por causa das traições da sua mulher, Iris, assessora e deputada da Assembleia de Stormont e do Parlamento de Westminster.

Segundo a Hola!, Peter Robinson confessou na televisão que foi traído pela sua mulher, quando esta conheceu um jovem de 19 anos chamado Kirk McCambley.

«Amo a minha esposa e sempre lhe fui fiel. Com humildade e arrependimento, Iris procurou o meu perdão. Declarou-se como a única responsável dos seus actos e eu perdoei-a», afirmou o primeiro-ministro, que segundo a publicação tem outro motivo para perdoar a mulher: a sua intenção de suicídio, quando em Dezembro anunciou a sua saída da politica por depressão.

Iris Robinson confessou os detalhes da sua aventura num comunicado em que assegurava que a relação com Kirk McCambley não teve «nenhum significado emocional ou duradouro», acrescentando que tudo começou de uma maneira «bastante inocente» quando o jovem a começou a visitar depois da morte do pai deste, William McCambley.

Ao que tudo indica, o pai de Kirk foi outro dos amantes de Iris, assim como um colega do seu partido, com quem se relacionou nos anos 80. Segundo a mesma publicação, a deputada irlandesa foi surpreendida na sua própria casa por um dos seguranças.

Por decisão do partido, Iris Robinson destituída dos seus cargos de conselheira de Castlereagh e deputada de Westminster e Stormont, desconhecendo-se ainda a total amplitude que poderá a história de traições ter na conjuntura política da Irlanda do Norte.

O primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, vai suspender funções durante seis semanas para tentar limpar o seu nome num escândalo provocado por uma ligação extraconjungal da mulher, anunciou esta segunda-feira o presidente da Assembleia Regional.

O cargo será ocupado interinamente pela ministra das Empresas, Arlene Foster, indicou o presidente William Hay.

Durante a manhã, o partido unionista democrata (DUP) renovou a sua confiança em Peter Robinson como líder.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção