PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com IP em 6 de Maio de 2010 às 16:10
Fotos oficiais do príncipe Felipe geram polémica em Espanha
As imagens oficiais do príncipe das Astúrias, divulgadas esta segunda-feira, estão a lançar a polémica em Espanha surgindo acusações relativamente à manipulação da imagem do herdeiro da coroa espanhola.

As novas fotos foram realizadas após a nomeação de Felipe à patente de Tenente Coronel do Exército de Terra e a Capitão da Marinha Armada.

Felipe aparece de fato e gravata numa das fotos e nas outras com as fardas oficiais das respectivas patentes. O problema reside na expressão facial e na inclinação da cabeça que, ao parecer rigorosamente a mesma nas quatro fotos do príncipe, levou a várias acusações de colagem/montagem.

Segundo o jornal espanhol «El Mundo», as fotografias oficiais acabaram assim por ter um impacto negativo sobre a imagem da monarquia espanhola fazendo-a parecer «pouco verdadeira e virtual».

A polémica causou constrangimento à Casa Real que acabou por emitir um comunicado a desmentir a manipulação:

«É absolutamente mentira. O fotógrafo fez centenas de fotos e escolheu poses muito semelhantes», anunciou um porta-voz da Casa Real.

Já o fotógrafo catalão, que assina as fotos, também veio a público defender-se. Dany Virgli resolveu falar pela primeira e última vez. As declarações foram reproduzidas pela revista «Hola!»:

«As fotos divulgadas pela Casa Real espanhola apresentam um conjunto de seis retratos, representativos das funções dos príncipes das Astúrias: quatro delas de Sua Alteza Real o príncipe Felipe (três com os uniformes dos três exércitos e uma à civil), uma de Dona letizia e uma foto de ambos.

A colecção de fotos possui características similares às realizadas com os Reis de Espanha e são fruto de uma produção rigorosa e minuciosa.

As novas fotos dos príncipes das Astúrias baseiam-se numa simbiose entre conceito e estética e pretendem reflectir e juntar tradição e modernidade, solenidade e espontaneidade, maturidade e juventude.

As fotografias de DVIRGILI caracterizam-se pela sua expressividade. A cor, intencionalmente retraída ,ajuda a centrar a atenção e reforça a sensação de sobriedade e harmonia. A luz, sublinhada através de um jogo de sombras, contribui para o equilíbrio do conjunto.

Os retratos do príncipe Felipe com os uniformes dos três exércitos foram concebidos para conviver juntos, por isso no momento da selecção do melhor ângulo e da expressão que nos parecia mais apropriada, logicamente as imagens acabaram por coincidir. O contrário seria incoerente», explica Dany Virgil.

«Para tentar acabar com toda a polémica e a informação errada transmitida por alguns órgãos de comunicação social, afirmo que não foi utilizada a mesma imagem da cabeça do príncipe e aplicada nos diferentes uniformes. Cada uma das fotografias é original e por isso diferente das restantes».

Apesar das explicações os argumentos não convenceram os especialistas ouvidos pelos diferentes jornais espanhóis, que continuam a acreditar que os retratos são montagens.

Esta não é a primeira vez que a família real espanhola se vê envolvida em polémicas sobre o uso do photoshop. Num postal de Natal de 2005, as imagens dos netos do rei Juan Carlos e da rainha Sofia foram sobrepostas às imagens da família.

Na ocasião, a realeza defendeu-se dizendo que era impossível reunir todos os familiares na fotografia de grupo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção