PUB
PUB
Nacional
Morreu o fotógrafo Augusto Mayer
Lux
Redação Lux em 22 de Dezembro de 2012 às 19:40
O fotógrafo Augusto Mayer, 86 anos, faleceu hoje em Lisboa, no hospital de Santa Maria, onde se encontrava internado, disse à Lusa o historiador de jazz João Moreira dos Santos, sem adiantar outros pormenores.

O fotógrafo faleceu um dia depois do seu irmão, o pianista de jazz Ivo Mayer, cujo funeral se realiza no domingo de manhã.

Augusto Mayer era sócio-fundador do Hot Clube de Portugal, a sua atividade como fotógrafo permitiu registar vários momentos da história do jazz em Portugal com especial destaque para as inicitivas do Hot Clube.

Segundo o boletim do Hot Clube, publicado em abril do ano passado, ¿a sua colecção fotográfica, de discos e de livros, é das mais ricas que existem em Portugal¿.

Augusto Mayer fotografou "jam sessions" históricas nos anos 1940 e 1950, e concertos como o de Sidney Bechet em 1955, de Count Basie em 1956 ou o de Louis Armstrong em 1961.

Mais tarde, a sua objetiva registou os festivais de jazz de Cascais.

Recentemente Augusto Mayer tinha doado ao Núcleo Museológico do Hot Clube de Portugal uma coleção completa da Jazz Magazine, encadernada, desde o seu primeiro número, em 1954, até 1999.

Segundo a informação do citado boletim, esta doação integrou também ¿duas das mais brilhantes fotografias da história do jazz em Portugal, ambas de Louis Armstrong¿.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção