PUB
PUB
Nacional
Ibero-Americana: Cavaco Silva encontra-se com príncipe Felipe
Cavaco Silva encontrou-se com príncipe Felipe no Panamá Foto: Lusa
Redação Lux em 19 de Outubro de 2013 às 19:08
O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, encontrou-se na sexta-feira com o príncipe herdeiro da coroa espanhola, Felipe de Borbón, à margem da XXIII Cimeira Ibero-Americana, na Cidade do Panamá.

O rei de Espanha, Juan Carlos, faltou pela primeira vez a uma Cimeira Ibero-americana, por motivos de saúde. Espanha está oficialmente representada nesta Cimeira Ibero-Americana pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Embora não assuma a liderança da delegação de Espanha, Felipe de Borbón deslocou-se ao Panamá para participar na cerimónia de inauguração da cimeira e em iniciativas paralelas.

De acordo com fonte da Presidência da República, Cavaco Silva e o príncipe Felipe conversaram durante cerca de 20 minutos, tendo falado sobre a participação dos respetivos países nesta cimeira e sobre as relações entre a União Europeia e a América Latina.

A conversa decorreu em tom informal, porque os dois se conhecem pessoalmente há vários anos, e o chefe de Estado português perguntou pelo estado de saúde do rei Juan Carlos, adiantou à Lusa a mesma fonte.

Na ausência do rei de Espanha, o Presidente da República de Portugal é o único fundador destas reuniões anuais de chefes de Estado e de Governo ibero-americanos presente no Panamá.

Cavaco Silva participou na primeira Cimeira Ibero-Americana, realizada em 1991 em Guadalajara, México, e também nas três seguintes, até 1994, quando foi primeiro-ministro de Portugal.

Desde que assumiu as funções de Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva voltou a participar nestas cimeiras anuais, com exceção da de El Salvador, em 2008.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção