PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 11 de Outubro de 2012 às 11:06
Manoel de Oliveira estreia filme sobre a pobreza
Redação Lux em 11 de Outubro de 2012 às 11:06
Aos 103 anos, Manoel de Oliveira estreia esta quinta-feira nas salas de cinema portuguesas «O Gebo e a Sombra», filme baseado numa peça de Raúl Brandão, escrita nos anos 20 e centrada no tema da pobreza. Segundo descreveu recentemente o produtor Luís Urbano, este «é um filme sobre a pobreza e faz uma relação com a atualidade».

«O Gebo e a Sombra» tem argumento adaptado do próprio realizador e foi rodado em língua francesa, com a participação de Jeanne Moreau, Claudia Cardinale, Luís Miguel Cintra, Michel Losdale, Leonor Silveira e Ricardo Trêpa.

«O Gebo e a Sombra» (1923) é um texto dramático, uma peça em quatro atos para cinco personagens, sendo protagonizado por Gebo, um cobrador e contabilista pessimista que sacrifica a honra para proteger o filho, que o rouba. Com estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes, o filme foi caraterizado por vários críticos como uma «obra-prima».

O último filme de Manoel de Oliveira que teve estreia comercial nos cinemas portugueses foi «O Estranho Caso de Angélica», em Abril passado. Imparável, o mais velho realizador do mundo prepara «A Igreja do Diabo», a partir do livro de Machado de Assis.

Dê-nos a sua opinião na nossa página do facebook

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção