PUB
PUB
Internacional
Exemplo de determinação, Kamala Harris, de 56 anos, é vice- -presidente dos EUA
Kamala Harris Foto: DR
Redação Lux em 18 de Novembro de 2020 às 10:00

Determinada, lutadora e de sorriso fácil. Assim é Kamala Harris, a primeira mulher a assumir o cargo de vice-presidente dos EUA, e que irá ser o braço-direito de Joe Biden.

Filha de pai jamaicano e mãe indiana, Kamala Harris cresceu com a irmã e a mãe, investigadora na área da oncologia, depois de os pais se terem separado, em criança. Um facto que acabou por ser determinante na construção da sua personalidade.

”A minha mãe sabia muito bem que estava a criar duas filhas negras. Estava determinada a garantir que nos tornássemos mulheres negras confiantes e orgulhosas”, escreveu na sua autobiografia “The Truths We Hold”. Licenciou-se em Direito pela Universidade Howard e Universidade da Califórnia, foi procuradora de dois estados e chegou a senadora do estado da Califórnia. “Embora possa ser a primeira mulher a ocupar o cargo, não serei a última, porque cada menina que nos vê esta noite, vê que este é um país de possibilidades”, disse Kamala, de 56 anos, no seu primeiro discurso após a vitória, durante o qual recordou a mãe, que iria gostar de assistir a este momento histórico.

Vestiu-se de branco numa homenagem à luta das mulheres pelo direito ao voto e combinou o fato com uma blusa com laço, que, de acordo com o The New York Times, simboliza o poder no feminino.

A torcer por ela estava o marido, o advogado Doug Emhoff, com quem se casou em 2014, e os enteados, Cole, de 25 anos, e Ella, de 21, que carinhosamente a tratam por ‘Momala’.

Sem filhos biológicos, os dois jovens são a sua “fonte infinita de amor e de pura alegria”. Sobre o bom ambiente familiar, disse: “Uma das chaves para a minha relação com eles é a mãe deles. Somos amigas. Temos uma família moderna... Aconteceu tudo naturalmente. Há muito amor para partilhar.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção