PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AM em 18 de Julho de 2013 às 09:02
Nelson Mandela celebra 95º aniversário no hospital
Nelson Mandela celebra, esta quinta-feira, o seu 95º aniversário no hospital de Pretória, onde está hospitalizado desde 8 de junho, em estado crítico.

O mundo está preparado para homenagear Madiba com celebrações preparadas para o «Mandela Day».

Desde 2010 que a ONU comemora a 18 de julho o Dia internacional em homenagem ao herói da luta anti-apartheid, recuperando uma ideia nascida na África do Sul.

Neste dia, cada cidadão do mundo é chamado a dedicar simbolicamente 67 minutos do seu tempo ao serviço da comunidade, em memória dos 67 anos que Mandela dedicou à luta pela igualdade social.

Na África do Sul, uma associação vai varrer ruas, voluntários vão pintar escolas, crianças vão cantar os «Parabéns» às 8 horas (7 horas em Portugal) e cada político será fotografado numa obra de caridade.

Este aniversário será especialmente emocionante, uma vez que Madiba se encontra entre a vida e a morte há várias semanas.

Em Lisboa, o Rossio vai transformar-se por um dia na Praça Nelson Mandela e será palco de um tributo ao Nobel da Paz.

No local, estarão em exposição cartazes alusivos ao tributo de Mandela para a humanidade. Pelas 09h30 é desterrada uma placa comemorativa, seguindo-se depois um momento da responsabilidade da Orquestra Todos.

Irá ainda proceder-se ainda ao lançamento de 67 balões, que simbolizam «67 gestos por um mundo melhor», o lema de uma iniciativa inspirada nos «67 anos» que Mandela deu da sua vida «pelos direitos da Humanidade» e que passa pelo apelo a que cada pessoa disponibilize «67 minutos do seu tempo a apoiar uma organização de caridade» à escolha ¿ou servindo a comunidade local», lê-se numa mensagem da Academia Ubuntu.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção