PUB
PUB
Internacional
Ex-Miss Venezuela documenta luta contra o cancro da mama em ensaio fotográfico
Eva Ekvall
Redação Lux  com IP em 23 de Fevereiro de 2011 às 16:21
Eva Ekvall, de 28 anos, é apresentadora de televisão e foi Miss Venezuela em 2001.

A filha de Eva tinha apenas cinco meses quando, há cerca de um ano, durante uma consulta de rotina recebeu um diagnóstico pouco simpático: tinha cancro da mama. A doença encontrava-se em estágio avançado.

Os oito meses seguintes foram passados em unidades de saúde. Fez uma mastectomia dupla e submeteu-se a tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

A ex-miss Venezuela chocou o país quando decidiu aparecer sem cabelo, doente e sem maquilhagem num livro em que relata ao detalhe cada passo da luta contra o cancro da mama.

Todos os detalhes do tratamento foram registados e fotografados pelo Fotógrafo Roberto Mata.

«No início foi difícil. Eu sabia que a minha imagem, tão ligada à beleza sairia desfavorecida. Mas percebi imediatamente que isso não importa. Quando se tem cancro, ninguém pode esperar que a pessoa continue bonita» disse EKvall em entrevista à BBC Brasil.

O livro «Fuera de Foco» publica fotos acompanhadas por e-mails, extratos de um diário e testemunhos comoventes de Ekvall que descrevem ao pormenor o que a modelo e apresentadora passou desde o momento do diagnóstico até ao fim do tratamento.

«As pessoas na Venezuela não têm problemas em falar de implantes de silicone ou sobre o resultado de cirurgias plásticas mas o cancro da mama ainda é um assunto tabu».



Com a publicação do livro, um registo forte dos oito meses de tratamento, Ekvall pretende sensibilizar consciências para a importância do diagnóstico precoce conseguido através do auto exame da mama e mamografias periódicas.



«A minha avó morreu com cancro da mama e uma tia teve a doença duas vezes. E mesmo assim, quando notei algo estranho nos seios durante a gravidez não dei grande importância. Só fui ao médico quando a minha filha já tinha seis meses e sentia alguma dificuldade em pegá-la ao colo. Mas nunca me passou pela cabeça que o diagnóstico fosse cancro.»

Veja, abaixo, uma entrevista de Eva Ekvall a Jaime Bayly:



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção