PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AM em 9 de Maio de 2013 às 18:20
Comovente luta de uma mãe contra o cancro do filho em fotografias
Derek, 10 anos. Diagnóstico: neuroblastoma. No dia em que recebeu a notícia que o filho tinha um cancro, Cyndie French, de 40 anos, norte-americana e mãe solteira de cinco filhos, passou a viver para o filho.

O caso aconteceu em 2005 e foi noticiado pela fotógrafa Renée Byer e pela jornalista Cynthia Hubert para o jornal The Sacramento Bee. Juntas, as duas mulheres registaram 12 dos 18 meses da luta de Derek contra o cancro.

O trabalho «A Mother`s Journey» («A Jornada de uma Mãe») valeu à fotógrafa o prémio Pullitzer na categoria Feature Photography em 2007.

Nas várias imagens vêm-se as várias fases por que Derek passou quer no Hospital UC Davis Medical Center, em Sacramento, quer em casa junto da família.

«Eu não quero saber! Leva-me para casa. Estou farto, mãe. Estás a ouvir-me? Estou farto», chegou Derek a dizer a Cyndie quando esta lhe disse que tinha de fazer quimioterapia.

Em abril de 2006, Derek consegue levantar-se da cama após dias sem se conseguir mexer. O tumor dilatou-lhe o abdómen e um novo tumor no cérebro lhe prejudica a sua visão.

A 10 de maio de 2006 Cyndie decide colocar fim à dor de Derek. Lutando contra as suas emoções, a mãe preparou juntamente com a enfermeira Sue Kirkpatrick um sedativo que deu uma morte pacífica a Derek.

«No meu coração eu sei que fiz tudo o que podia», pode ler-se no seu site.

Foi ao som da música «Because We Believe» que Cyndie se despediu do filho.

«Está tudo bem bebé. Eu amo-te, homenzinho. Eu amo-te, rapaz corajoso. Eu amo-te. Eu amo-te».

No dia do funeral, a mãe de Derek segura o caixão com o corpo do filho juntamente com os irmãos.

«Eu carregarei sempre a tua memória no meu coração, e lembrarei os outros para darem o seu tempo, energia e apoio a outras famílias como a nossa», disse no funeral.

Em memória do filho, Cyndie French criou a fundação Derek¿s Wish para ajudar financeira e emocionalmente outras famílias que sofrem com o cancro infantil.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção