PUB
PUB
Internacional
Vídeo: estreia mundial de «José & Pilar» recebida com aplausos no Brasil
Pilar del Rio e o realizador do documentário Miguel Gonçalves Mendes (foto: Lusa/Epa)
Redação Lux  com Lusa/IP em 27 de Setembro de 2010 às 09:34
O documentário «José & Pilar», retrato intimista da relação entre o escritor português e Nobel da Literatura José Saramago e a sua companheira espanhola Pilar del Río, estreou, este sábado, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

Centenas de pessoas assistiram à estreia e responderam com um enorme aplauso.

A sessão de gala, que contou com a presença do cineasta português, o produtor brasileiro Fernando Meirelles e Pilar del Rio, viúva de Saramago, esgotou.

É muito difícil sair desse filme «sem amar mais Saramago», disse à Lusa a companheira do Nobel de Literatura, Pilar del Rio, no final da estreia.

Para Pilar, que conversou com a Agência Lusa após a exibição de um dos grandes destaques no Festival de Cinema do Rio, «é um filme grande porque está feito com inteligência, sabedoria, sensibilidade, educação e com respeito».

«E nesse filme feito com essas características, contém todo o Saramago, o Saramago íntimo, o Saramago do trabalho, o Saramago que não desiste, o Saramago querido. O Saramago que merece a pena recordar», ressaltou.

Baseado no registo do seu dia a dia em Lanzarote, a sua casa, e nas suas viagens de trabalho pelo mundo, o filme ambiciona ser um retrato intimista do casal José e Pilar.

Veja o trailer abaixo:

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção